A dica da chef Janaina Rickmann é um delicioso creme de abóbora com lascas de queijo de cabra, acompanhado de um bom vinho para harmonizar.
O inverno chegou. E nada melhor do que um delicioso prato de sopa para aquecer a estação mais fria do ano. Práticos e saborosos, os caldos conquistam o paladar de todos e ainda são ótimas opções para serem acompanhados de um bom vinho.
Pensando nisso, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita de um delicioso creme de abóbora com lascas de queijo de cabra. Para harmonizar com o caldo, o sommelier Sidney Lucas sugere um tradicional vinho tinto. A dica do sommelier é apostar no rótulo Arrogant Frog Pinot Noir Lily Pad 2017. “O vinho possui a presença de frutas vermelhas maduras, especiarias e ervas. Envolvente pela textura sedosa, o rótulo apresenta taninos leves”, diz.
Ingredientes
1 abóbora cabotiã inteira
1 cebola branca
2 dentes de alho
1 alho-poró
1 talo de salsão
2 folhas de louro
1 anis estrelado
2 colheres de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
2l de água
200g de queijo de cabra em lâminas
Modo de preparo
Aqueça o forno a 200 graus e asse a abóbora cabotiã inteira e com casca. Asse por 30 minutos, retire do forno e deixe esfriar. Quando esfriar, abra a cabotiã ao meio e retire as sementes. Com uma colher retire toda a carne e reserve.
Aqueça uma panela e refogue a cebola, salsão, alho-poró e o alho amassado, acrescente o purê de abóbora, o anis estrelado, folhas de louro, o sal e a pimenta. Acrescente 2l de água e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
Leve toda porção para o liquidificador e triture. Volte para a panela e aqueça novamente por 4 min. Sirva em cumbucas com lascas de queijo de cabra.
Crédito da foto: Vitor M. Veiga
Bruna Gabriela Ziekuhr PRESSE COMUNICAÇÃO |