quinta-feira, janeiro 21Notícias
Shadow

Blumenau recebe 36 mil comprimidos de cloroquina do governo federal

Ministério da Saúde enviou doses da substância ao município, mas retirada só será permitida a pacientes com receita médica

Blumenau recebeu os 36 mil comprimidos de cloroquina do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. No começo deste mês o governo Federal já havia confirmado à prefeitura que o Exército estava embalado as unidades e a própria instituição traria o remédio à cidade. A substância ficará disponível na policlínica para os pacientes que receberem prescrição médica para o uso.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, em transmissão ao vivo desta segunda-feira (17). Winnetou explicou que nos próximos dias os comprimidos serão catalogados e registrados antes de serem disponibilizados.

Krambeck enfatizou que o remédio não será entregue sem o pedido médico. No tratamento do coronavírus, caberá ao profissional, em comum acordo com o paciente, optar pela medicação. Poderão recorrer à policlínica tanto doentes em tratamento pelo SUS quanto pela rede privada de Saúde.
— A prescrição é uma autonomia médica. É o médico que vai decidir se prescreve ou não a medicação — lembrou o secretário.

Cloroquina e Covid-19
​Recentemente, um estudo brasileiro sobre os efeitos da hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19, que incluiu pacientes de Blumenau, não encontrou evidências de eficácia do medicamento.
A pesquisa, que envolveu o Hospital Santo Antônio e outros 54 hospitais brasileiros, foi publicada em uma respeitada publicação científica internacional, a The New England Journal of Medicine.​

Coronavírus em Blumenau
Conforme dados da prefeitura desta segunda-feira, a cidade registra 10.850 casos confirmados, 2.163 em tratamento. Nos hospitais há 51 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 34 em enfermarias. A taxa de ocupação é de 54% e 19%, respectivamente.

FONTE: SANTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *