quinta-feira, abril 25Notícias
Shadow

Arquivada investigação sobre a reabertura do shopping, em Blumenau

Foi para o arquivo a investigação aberta pelo Ministério Público para averiguar possível crime contra a saúde pública na reabertura do Neumarkt Shopping, em Blumenau, no dia 22 de abril. A imagem da recepção aos clientes, com direito a saxofonista, após mais de um mês de comércio fechado em Santa Catarina, girou o mundo. Até no New York Times o episódio apareceu.
Segundo a 15ª Promotoria em Blumenau, o arquivamento, já homologado pela Justiça, deu-se em razão das investigações não terem conseguido comprovar dolo dos representantes legais do shopping em infringir as determinações de prevenção à pandemia de coronavírus. Assim, seria inviável qualquer responsabilização penal.

A administração do shopping ainda não se manifestou sobre a decisão.
À época, a enorme repercussão da cena mobilizou também a Defensoria Pública de Santa Catarina, que obteve na Justiça decisão para obrigar o centro comercial a adotar medidas de segurança. A determinação exigia que se respeitasse o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, limitasse o número de clientes e não promovesse mais apresentações musicais.
Todo o episódio, independentemente das repercussões legais, causou prejuízo incalculável para o estabelecimento e também a Blumenau como um todo. Desde que viralizou, a cena frequentemente é lembrada como um símbolo do desleixo contra a Covid-19. Triste é constatar que, depois de 114 mortes em razão da doença na cidade, ficou difícil contestar a narrativa.

NSC TOTAL

About Author