Profissional de RH ensina o passo a passo de como fazer um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a vida profissional de muitas pessoas passou por mudanças. Alguns perderam o emprego, outros migraram para o home office, há quem tenha encontrado um nicho promissor e mudado completamente de área, e tem também os que continuam com a mesma função de antes. Embora o momento pareça difícil e de muitas incertezas, essa pode ser uma ótima oportunidade para turbinar o autodesenvolvimento profissional, não importa em qual das categorias citadas anteriormente você se encaixa.
Com as orientações de isolamento social surgiram diversas ofertas de treinamentos, palestras e cursos on-line com preços acessíveis e muitos até gratuitos. Mas, com tantas opções disponíveis, como aproveitar melhor essas oportunidades para turbinar o autodesenvolvimento profissional? De acordo com o gerente de RH do Grupo Elian, Eduardo Daniel Kayser, para responder essa pergunta é preciso ficar atento a dois pontos: Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e Curadoria.
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Ter um PDI é fundamental, pois através dele você descobrirá o que precisa desenvolver. E como definir o que desenvolver? Essa resposta você irá obter com base na necessidade atual e futura para a sua carreira. Para ajudar nessa reflexão, responda as seguintes perguntas:
- O que me impede hoje de crescer e evoluir?
- Quais são os feedbacks que tenho recebido e que podem me ajudar no desenvolvimento?
- Onde quero estar profissionalmente daqui a três anos?
Tenha em mente também que o seu PDI precisa ter um planejamento claro e com objetivos bem definidos a curto, médio e longo prazo. “No Grupo Elian, o PDI é uma das ferramentas do programa Jornada de Carreira, que tem como propósito conectar o colaborador na jornada da sua própria carreira e o inspirar para o protagonismo. Em dois anos, o projeto já contabilizou mais de 70 mil horas de treinamento e cerca de 150 colaboradores promovidos”, afirma o gerente de RH. Agora que você já sabe quais são seus pontos fortes, o que precisa desenvolver e que já tem em mente a visão de futuro, que tal colocar em prática? Monte um quadro como o do modelo abaixo e o preencha. Lembre-se, o PDI é como um plano de ação e o único responsável por ele é você.
PDI
Curadoria
Segundo Eduardo, a Curadoria nada mais é do que fazer as melhores escolhas para você, dentro da suas necessidades e interesses. Nela, você deve buscar, selecionar, classificar e definir o que é importante. “Já existem Curadorias prontas para você aproveitar, ou seja, pessoas ou empresas que já fizeram este trabalho e trazem o que é mais relevante dentro de tantas possibilidades. Compartilho abaixo nove dicas que aplicamos aqui no Grupo Elian com os nossos colaboradores, através do programa Jornada de Carreira”, pontua.
1 – Tenha o seu PDI sempre com você. Faça o agendamento das ações e consulte o material pelo menos uma vez por semana;
2 – O PDI vai ajudar você no planejamento e na organização. Faça disso um hábito e crie uma disciplina;
3 – As oportunidades aparecem para quem está preparado, por isso, investir no seu autodesenvolvimento é extremamente importante;
4 – Você pode pedir ajuda ao RH da sua empresa, amigos ou colegas que já usam a ferramenta do PDI;
5 – Existem muitas opções como ação de desenvolvimento: mentoria, coaching, seminários, palestras, vídeos, livros. Diversifique seu PDI;
6 – Seja flexível. Se permita mudar objetivos e ações quando necessário;
7 – Converse com a sua liderança e entenda as expectativas para o seu futuro na empresa;
8 – Reflita sobre o resultado que cada ação de desenvolvimento ou ferramenta trouxe para você: valeu a pena? Qual aproveitamento você teve?;
9 – Comemore os avanços e conquistas.
Grupo Elian
Rua Manoel Francisco da Costa, 215 – Bairro Vieira. Jaraguá do Sul (SC)
Colorittá
Marialícia
Elian
Maelle
Oficina das Palavras:
Letícia Oberger