sexta-feira, abril 26Notícias
Shadow

Infarto: entenda a principal causa de morte por doenças cardiovasculares no mundo e saiba como prevenir

Durante o mês de incentivo aos cuidados com o coração, cardiologistas esclarecem a importância dos hábitos saudáveis e do acompanhamento para evitar esses eventos, que podem causar morte ou sequelas sérias na vida dos pacientes
Só em Santa Catarina mais de 12 mil pessoas já tenham perdido a vida só em 2020 por conta de problemas cardiovasculares. A estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é de quase 300 mil mortes já tenham acontecido em todo o país. Os números reforçam o que a campanha global Setembro Vermelho alerta: os cuidados com a saúde do coração precisam estar mais em voga do que nunca.

A principal causa de morte é o infarto. O cardiologista e diretor técnico da Cardioprime, Julio César Schulz, comenta que a prevenção ao popular “ataque cardíaco” não passa apenas por uma medicação ou intervenção. “É preciso que todos entendam que o coração é sensível a todas as decisões que tomamos no nosso dia a dia: a opção por fazer ou não atividades físicas, a escolha por alimentos saudáveis, a redução no nível de estresse. Tudo impacta a saúde cardiovascular”, diz.
Por isso, a sugestão é que uma primeira avaliação com um cardiologista seja realizada no início da vida adulta, para que os reflexos sejam avaliados e acompanhados antes de chegar a um cenário como este.

O que é o infarto
O coração, como um músculo que é, precisa de oxigênio. O infarto acontece quando esse abastecimento é prejudicado. E é isso que difere os tipos mais comuns do evento.
O infarto agudo do miocárdio é quando a falta de oxigênio é causada porque a artéria coronária, responsável por promover essa oxigenação, está obstruída por uma placa de gordura. Os principais sintomas são dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. É fundamental que, ao perceber esses indicadores, o paciente procure ajuda.

O chamado infarto fulminante é quando o fluxo de sangue é interrompido total e repentinamente pelo rompimento de uma dessas placas de gordura, que, além de interromper o fornecimento de oxigênio, ainda libera substâncias inflamatórias. Neste caso, é ainda mais importante um socorro rápido para salvar a vida do paciente.
De acordo com Julio, os dois casos podem ser prevenidos com acompanhamento, realização de pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, alimentação adequada e inibição de hábitos como tabagismo e alcoolismo. “Quando reforçamos esses comportamentos, muitos pacientes entendem que são critérios subjetivos. Mas não são: as nossas atitudes diárias ditam o que queremos para a nossa saúde em curto, médio e longo prazos”, finaliza.

Sobre a Cardioprime
Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção.

Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica, a Cardioprime tem nível de Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que audita serviços em saúde.
Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.

Marina Melz
www.melz.com.br

About Author