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Convenções de vendas online viram alternativa para engajamento de representantes

Medidas de segurança que restringem a viabilidade de eventos presenciais forjaram novos eventos corporativos para 2021. Organização antecipada e alternativas para mesclar experiência digital e física estão no topo das decisões para projetos bem-sucedidos
Um dos principais setores afetados pela pandemia, o mercado de eventos, incluindo os corporativos, precisou de reinventar. Foram mais de 1,4 mil projetos empresariais cancelados ou adiados em 2020, de acordo com a entidade Feiras do Brasil. Passado o ano e sem uma resolução para a pandemia, muitas empresas se vêem em um momento de indecisão: a tradicional convenção de vendas, ferramenta essencial para o engajamento e alinhamento com os representantes, deve ser feita?

Para o consultor empresarial e mentor de negócios Roberto Vilela, mais do que ter um evento perfeito, o ideal é manter a agenda mesmo em condições diferentes do habitual. “A convenção é o momento em que se apresenta novidades, propósito e metas do negócio para o próximo ano ou semestre. Cancelar totalmente esse tipo de projeto significa deixar o vendedor ou representante à deriva, o que pode implicar de forma muito negativa nos resultados comerciais”, comenta.
De acordo com o especialista, o momento exige adequação e alguns fatores são essenciais para um encontro digital bem sucedido. “No formato online, é importante que a empresa tenha controle do projeto. Conteúdos técnicos, apresentações de produtos, por exemplo, podem ser gravados previamente, para evitar problemas de transmissão e entendimento parcial. Outro fator é apostar no figital, formato que integra digital e físico. Enviar previamente camisetas personalizadas, brindes para um happy hour, amostras de produtos permite uma interação muito interessante entre gestores e representantes”, avalia.

Organização para um evento compacto e interativo
Produtora de malhas referência no cenário brasileiro, a Nanete Têxtil já definiu sua convenção online em 2021. O encontro, que acontece na primeira quinzena de janeiro, já está sendo preparado. “Focamos na segurança de nossos representantes. São mais de 70 pessoas em todo o Brasil e diante da pandemia fica inviável reuni-los durante um dia todo para a convenção. No formato online, serão quatro horas de evento, com boa parte do conteúdo gravado, apoio da equipe de tecnologia para dicas técnicas a fim de garantir a conexão, pausas programadas e momentos interativos para que nossos representantes possam contribuir com a empresa”, diz Adilson Douglas, gerente comercial da companhia.
Vídeos de aplicação das malhas com direito a desfile e apresentação da coleção pela equipe de desenvolvimento já foram preparados. “Outra ação que fizemos foi enviar previamente amostras da nova coleção para os representantes. Assim, eles terão essa experiência sensorial, de tocar e ver de perto os tecidos, mantida mesmo no formato online do evento”, destaca o executivo da Nanete Têxtil.
Segundo Vilela, a proposta da empresa é assertiva, dado o cenário atual. “Com um cronograma prévio bem estruturado, a convenção pode ser muito produtiva e garantir a manutenção da cultura, do propósito do negócio e o engajamento dos profissionais. Sem contar, é claro, a segurança da equipe, fundamental neste momento”, finaliza.

Sobre o consultor
Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

Sabrina Hoffmann
Jornalista – assessora de imprensa

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