quinta-feira, abril 18Notícias
Shadow

Cresce número de internações por Covid-19 em UTIs de Blumenau

O número de internações relacionadas ao novo coronavírus em unidades de terapia intensiva de Blumenau vem em crescimento na última semana. O total de moradores da cidade hospitalizados em condição grave, que era de 36 sete dias atrás, passou para 47 na noite deste domingo (10), conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde. Esse índice é comparável ao patamar dos momentos mais delicados da pandemia no município, vividos em agosto e dezembro.
O percentual de ocupação de UTIs também vem em crescimento no Médio e Alto Vale do Itajaí, apontam dados do governo do Estado. No dia 3 de janeiro, a utilização de leitos estava em 76,8%. Uma semana depois, o índice chega a 80,2%. São 98 ocupados por pacientes com Covid-19, 97 por outras doenças e 48 livres. Desse último número, 44 são leitos adultos, três pediátricos e um neonatal. Na Foz do Itajaí-Açu (região de Itajaí), o percentual de lotação das UTIs é de 82%.

O aumento no número de hospitalizações está diretamente relacionado, também, ao platô elevado de novos casos diários que vêm sendo registrados em Blumenau. Os indicadores da pandemia na cidade chegaram até a indicar uma estabilização no início da semana passada, mas dias depois já foi possível perceber uma pequena subida novamente na curva. Na prática, diariamente mais de 170 blumenauenses descobrem estar infectados, o que impacta em internações.
Na avaliação do infectologista Amaury Mielle, o principal culpado neste momento é o comportamento de descuido em pleno verão, predominantemente entre os mais jovens. As baladas e festinhas com aglomeração que vêm acontecendo regularmente trazem um impacto inevitável nos números da pandemia.

Para Mielle, não adianta acreditar que “todas as medidas sanitárias são cumpridas”, como alegam os estabelecimentos.
– Abrir um bar implica em uso de álcool gel, distanciamento… Isso nunca vai acontecer. Está aí a prova definitiva. As pessoas vão ficar a maior parte do tempo sem máscaras, se é que vão utilizá-la em algum momento, vão falar alto, com emissão maior de gotículas, e mesmo que seja um ambiente arejado, há um contato inevitável. Acho que temos que repensar a maneira com que permitimos que esse tipo de irresponsabilidade social esteja se disseminando — ressalta o infectologista catarinense.

Coronavírus em Blumenau e em SC
Blumenau soma 33.461 casos do novo coronavírus, uma média móvel de 167,6 por dia, conforme dados da Secretaria de Saúde. Ao todo, 32.027 pessoas são consideradas recuperadas da doença, o que corresponde a um percentual de 95,7%. São 268 mortes relacionadas à Covid-19, uma taxa de letalidade de 0,80%.

De todos os óbitos, 13 foram em 2021.
Já em Santa Catarina, são 520.577 casos de coronavírus, com 20.247 pacientes em tratamento. São 5.637 mortes no Estado, o que representa uma taxa de letalidade de 1,08%. No último boletim, divulgado na noite deste domingo (10), foram confirmados 26 novos óbitos.

fonte: NSCTOTAL

About Author