terça-feira, abril 16Notícias
Shadow

Vacinas contra a Covid-19 chegam a Blumenau

O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus chegou a Blumenau às 10h30min desta terça-feira (19). Das 144 mil doses entregues ao Estado na segunda (18), 3.441 ficarão na cidade. Outras 2.742 irão para os municípios da região.
Os frascos vieram de São José, na Grande Florianópolis, escoltados por uma guarnição do grupo tático da Polícia Militar de Brusque, e foram deixados no Centro Administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no bairro Vila Nova.

Com a antecipação do Ministério da Saúde no envio da vacina aos estados nesta segunda, a expectativa era que o repasse aos municípios ocorresse no mesmo dia. Porém, em coletiva no começo da noite desta segunda, o governador Carlos Moisés da Silva informou que as caixas sairiam do centro de distribuição apenas nesta manhã.
No primeiro momento serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos que vivem em casas asilares, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Blumenau recebeu 541 doses para pessoas com mais de 60 anos e 2.900 doses para quem trabalha na linha de frente do coronavírus, os profissionais de saúde.

Distribuição aos municípios
Outros 13 municípios da região, como Timbó, Gaspar, Brusque e Pomerode, também receberão os frascos deixados em Blumenau.

Chegaram a Santa Catarina nesta segunda-feira (18) as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, o Estado recebe 144 mil doses da vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Um ato marcado para as 17h desta segunda na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, marcará o início da imunização no Estado.
Conforme a SES, com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, a previsão é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

Segundo o governo, a distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

  • Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3.460
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263
  • Trabalhadores da saúde: 56.540

Total: 68.580 pessoas

fonte: NSCTOTAL

About Author