Para vender mais, empresas de diversos setores propõem diferentes maneiras de atrair o consumidor. Descontos, brindes, promoções e cupons são algumas delas. No entanto, tão importante quanto vender, é fidelizar o cliente. O consumidor fiel não só consome mais vezes no mesmo estabelecimento como compartilha sua experiência, divulga a marca e colabora para o seu crescimento.
Por mais que diminuir preços e oferecer ‘mimos’ possam encher os olhos no primeiro momento, estratégias como essas não são consideradas as mais eficazes na fidelização. Diferente do cashback, que visa manter vínculos com o cliente, essas outras estratégias apresentam benefícios momentâneos, raramente engajando ou desenvolvendo laços entre consumidor e empresa.
O cashback, sistema que devolve parte do dinheiro de uma compra, é uma estratégia de longa duração e que pode manter um cliente fiel à mesma loja por muito tempo. De acordo com o relatório 2020 Global Cashback Report, feito com mais de 450 líderes globais da indústria de cashback, as promoções de reembolso aumentam 3,4 vezes a taxa de conversão.
Principais vantagens de adotar o cashback
O modelo de recompensa tem muitos benefícios, entre eles, o adicional de ser um programa em que todos tiram proveito. Veja na lista as 5 principais vantagens de adotar o cashback:
- Diferente do desconto, não desvaloriza o produto
Ao ver um produto com desconto, o consumidor interpreta que o artigo está valendo menos. Na compra seguinte, ele não vai querer pagar o valor cheio porque acredita que a mercadoria não vale aquilo. Com o cashback, a mercadoria continua valorizada e os clientes não são treinados a buscar por descontos. - Todos saem ganhando
Tanto para o cliente que economiza nas compras quanto para a empresa que vê suas vendas crescerem, o cashback é oportuno. Hoje, um dos principais segredos para ter a fidelidade do consumidor é a honestidade. Receber parte do dinheiro de volta é um benefício concreto que não deixa dúvidas de que a compra foi um bom negócio. Além disso, quando o sistema é realmente vantajoso, tende a ser disseminado rapidamente, fazendo com que as vendas sejam ainda maiores. - Preferência
A marca passa a ter a preferência do consumidor. Com o cashback, o cliente sente-se premiado por ter realizado a transação, o que desperta um sentimento positivo. A sensação de obter uma vantagem na compra faz com que o consumidor permaneça ativo no programa. - Na ponta da língua
É comum que empresas queiram que suas marcas sejam a primeira associação que o cliente faz quando busca por um produto ou serviço, uma meta desafiadora já que o imaginário coletivo é disputado constantemente. No entanto, o desafio torna-se mais fácil quando o cliente vivencia experiências positivas em um negócio, como é o caso do cashback. - Aumento do ticket médio
Além do número de vendas, outro valor que tende a subir com a estratégia é o ticket médio. Com o Cashback, o consumidor é incentivado a comprar mais ou adquirir um produto mais caro. Considerando que ele receberá um valor de volta, é mais interessante que ele concentre suas compras naquela mesma loja.
Muitas empresas de e-commerce já se valem do cashback para fidelizar seus clientes, mas a estratégia não se limita às empresas on-line. Se você possui um negócio local, também pode seguir essa tendência mundial. A Nível Cashback, Startup de inovação tecnológica, lançou um aplicativo de celular, onde o comércio físico pode se valer dos mesmos benefícios.
FONTE: NSCTOTAL