quinta-feira, julho 29Notícias
Shadow

Mostra “Curta em Francês” tem exibição online e gratuita de 12 curta-metragens

A programação foi organizada pela Aliança Francesa Brasil em parceria com o SESC São Paulo e o apoio da Embaixada da França no Brasil e vai até 16 de julho

A programação da mostra “Curta em Francês” organizada pela Aliança Francesa Brasil em parceria com o Sesc São Paulo e o apoio da Embaixada da França no Brasil oferece a série “Le temps des cerises”, com 12 curtas-metragens em francês, legendados em português e disponíveis na plataforma SESC Digital até 16 de julho. A mostra apresenta uma seleção de produções que abordam a temática da revolta e insurreição de formas diferentes, trazendo instâncias de revolta no ambiente familiar ou mesmo animal, sem deixar de lado o já famoso espírito revolucionário francês.
O título da série “Le temps des cerises” (em português, “O tempo das cerejas”), é uma referência à canção composta por Jean Baptiste Clément e Antoine Renard em 1866 e que se tornou uma canção revolucionária ligada à Comuna de Paris, revolta francesa que completa 150 anos em 2021. A programação é uma celebração das revoluções históricas francesas – a Comuna, a La Fête des Tuiles e a Revolução Francesa –, além de revoltas e insurreições como as manifestações de Maio de 68 e o movimento dos “Gilets Jaunes” visto nos últimos anos.

Destaque para o documentário “L’Histoire de la Révolution” (2019), de Maxime Martinot, que em 2020 participou do Festival de Curtas-Metragens de Pantin (France) na seção Panorama. Trata-se de um ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra “revolução”, bem como as imagens dela decorrentes, movendo-se no mapa das lutas: seu luto, suas glórias, seus traços, entrelaçados na atualidade.
Outro destaque da mostra é o curta-metragem “Rasta” (2019), de Samir Benchikh, que conta a história de um jovem Rasta da Costa do Marfim, traumatizado pelo conflito que destrói seu país. Assombrado pelo passado, ele inicia uma jornada pela zona de guerra dominada pela rebelião, em busca de um misterioso miliciano. O filme foi apresentado no “Regards d’Afrique” do 42º Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand.

Para os amantes da animação, a indicação é o curta-metragem “La Révolution des Crabes” (2004). Premiado no Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, Festival Internacional de Ottawa e no Brooklyn International Film Festival, o curta apresenta a história dos caranguejos do estuário da Gironda. Eles têm uma grave desvantagem: não podem mudar de direção e estão condenados a caminhar na mesma linha reta toda a vida. Com classificação livre para todos os públicos, o curta é uma boa pedida para abordar a temática com jovens e adultos.
Confira a programação completa e assista aos filmes da mostra “Curta em Francês” em https://sesc.digital/curtaemfrances.

Serviço
Mostra “Curta em Francês”
Exibição de 12 curtas-metragens com legenda em português
Até 16 de julho de 2021
Acesso gratuito pela plataforma SESC Digital: sescsp.org.br/curtaemfrance

Fabiana Roza
Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *