As pessoas constituem o principal acervo das organizações e, por isso, há uma constante preocupação da gestão de pessoas para tornar as empresas mais atentas ao seu capital humano, uma vez que organizações de sucesso crescem mais rapidamente quando otimizam o setor de recursos humanos e o gerenciamento dos colaboradores.
O nível de satisfação dos funcionários é uma estratégia importante para monitorar o quanto as empresas conseguem promover o bem-estar dos seus colaboradores. Os resultados de pesquisas científicas sobre o tema permitiram compreender relações entre diversos fatores que poderiam ser desencadeadores de níveis de satisfação.
A seguir, seguem algumas ações apontadas que podem ser tomadas pela gerência para aumentar a satisfação dos funcionários:
- Ficar atento à transparência e à comunicação. Os colaboradores gostam de saber o que está acontecendo com a organização e que esta não tem nada a esconder.
- Estimular o respeito entre os funcionários, pois é fundamental estimular a solidariedade e o relacionamento fraterno entre eles.
- Encorajar o sentimento de pertencimento na organização, uma vez que o engajamento dos funcionários aumentará na mesma proporção. Ou seja, a certeza de que ele pertence a um grupo, no qual ele tem sua função clara e valorizada. Um colaborador que se sente pertencido constrói mais objetivos, metas e realizações dentro do local de trabalho.
- Promover a diversidade no ambiente de institucional, pois ela estimula a criatividade, os processos de resolução de problemas, a inovação, tomadas de decisões, etc.
Conforme os dados coletados no site da Great Place To Work, em um ambiente positivo, os funcionários são mais comprometidos com o trabalho e participam mais ativamente, através de sugestões e maior produtividade, com isso pode-se aumentar os lucros da empresa em até 7% e sabe-se que funcionários felizes com o seu ambiente de trabalho podem se tornar até 12% mais produtivos.
O trabalho representa uma atividade importante na vida das pessoas e, por isso, ser feliz em seu ambiente de trabalho é de extrema importância para uma vida plena e saudável.
“Olá, meu nome é Jéssica, mas prefiro que me chamem de Jess. Sou Executiva Nacional da Verità Care Franchising, atuando como Estrategista de Marketing Digital de mais de 60 unidades no Dream Team da Franqueadora.
Sou Bacharela em Direito, o que explica minha paixão pela escrita. Meu perfil analítico me fez adentrar no mundo da Análise e Gestão de Tráfego, tenho Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Marketing Estratégico Digital.”