quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Digitalização impulsiona novos modelos de interação entre cadeia industrial da moda

Trender Network, que se consolidou no último ano como uma plataforma de negócios que conecta fornecedores, confecções e especialistas do setor têxtil e antecipa tendências, facilitando a busca de insumos e serviços, é exemplo de negócio que proporciona a resolução de desafios recorrentes na indústria através do meio digital

Em um momento ainda incerto para a economia, começar o dia com um report completo sobre os últimos movimentos de tendências e produtos do setor de moda é um diferencial interessante para profissionais e empresas do segmento. E este é apenas um dos serviços que a Trender Network, que consolidou seu modelo de negócio durante a pandemia, proporciona.

A plataforma, que surgiu com o propósito de conectar, de modo simples, visual e eficiente, todas as pontas da cadeia têxtil, é exemplo de negócio que cresceu durante a pandemia, quando a digitalização tornou-se essencial para a sobrevivência dos relacionamentos comerciais. Com a Trender, profissionais da indústria da moda encontram facilmente mais de 2000 tipos de produtos, desde tecidos até softwares, e interagem com as principais tendências e boas práticas do setor. As confecções podem se cadastrar gratuitamente para a pesquisa de materiais, enquanto a mensalidade para profissionais estilistas, que buscam reports de tendências, é de R$ 69,90.

Ludmilla Fonseca, fundadora da empresa, destaca que a busca pela plataforma, especialmente durante o período de restrições de encontros presenciais, se intensificou também em 2021 quando, paulatinamente, o mercado retoma sua rotina. “As empresas e profissionais perceberam que a digitalização é um caminho sem volta, em que há muito mais facilidade para se buscar parceiros de negócios e apoio profissional, tornando o encontro presencial muito mais assertivo. Quando marcada uma visita, depois de interagir em nossa plataforma, a confecção já sabe o que precisa e isso acaba otimizando o tempo de todos os envolvidos.Ou seja: temos o propósito de otimizar o trabalho do estilista ou do gestor da empresa de moda, dando a ele mais rapidez na identificação de produtos, fornecedores e tendências”, diz. A percepção da executiva se reflete nos números de adesões à plataforma da Trender. No primeiro semestre do ano, o crescimento do volume de usuários foi de 46%.

A hora e a vez das fashiontechs

Com o fortalecimento do comportamento digital do consumidor final e das próprias empresas da indústria de moda, o mercado vê o surgimento das chamadas fashiontechs. São empresas que, assim como a Trender, focam em soluções digitais para melhorar a produção, o relacionamento da cadeia e as entregas para o consumidor final.

Um estudo da Distrito mostrou que já existem 60 startups dedicadas exclusivamente à moda no país e outras 250 com soluções para o setor. “Acredito que essa entrega personalizada de soluções para a realidade do executivo da indústria têxtil é um grande diferencial. Nossa ferramenta de busca é a forma de aproximar digitalmente a cadeia, proporcionando negócios rentáveis e rápidos, quebrando barreiras. E ninguém vai querer retornar aos desafios de antes da pandemia”, finaliza Ludmilla.

Bruna Carolina de Souza
Trevo Comunicação

About Author