Previsão indicava fenômeno para a região; Defesa Civil de municípios registrou ocorrências
O temporal chegou à região de Blumenau na tarde desta quinta-feira (27), trouxe alívio ao calorão, mas também transtornos a moradores e motoristas. Ruas e casas ficaram alagados com a chuva em algumas cidades, como Blumenau, Indaial e Brusque. Uma família blumenauense chegou a acionar os bombeiros militares ao ficar ilhada dentro da própria casa.
A chuva que ainda persiste veio acompanhada de vento em alguns momentos. Mais de 2,4 mil imóveis ficaram sem energia elétrica em Blumenau, a maioria no bairro Itoupavazinha, onde a Defesa Civil emitiu alerta máximo para a condição. Por lá, uma família acionou os socorristas para pedir resgate ao ver a enxurrada na Rua Bruno Morel invadir totalmente a residência.
Quando os bombeiros chegaram, a água já estava baixando. Por conta dos dados materiais, a família foi encaminhada pela Defesa Civil à assistência social.
Em Indaial e Brusque, ruas ficaram alagadas por conta da intensidade da água que caiu em poucos minutos. Ivo Ockner, diretor da Defesa Civil de Indaial, explicou que houve casos em que, quando a equipe chegou ao local para averiguar a situação, já nem havia mais alagamentos.
A Defesa Civil de Brusque trabalha em um levantamento das ruas atingidas. Apesar disso, de acordo com os bombeiros militares, não houve situações graves causadas pelo temporal.
A maior cidade do Vale do Itajaí teve ao menos cinco chamados para a Defesa Civil devido ao temporal (veja abaixo). A região que registra o maior volume de chuva é a das Itoupavas, com 78 milímetros acumulados nas últimas horas e 49 milímetros na Itoupavazinha.
O temporal assustou, mas trouxe alívio ao calor de 34ºC desta tarde. Com o fenômeno, o termômetro despencou para os 25ºC, conforme dados do Alertablu analisados às 17h.
Ocorrências atendidas pela Defesa Civil até as 17h30min em Blumenau:
- Queda de árvore em rede elétrica na Rua Hamburg, 134, Ponta aguda.
- Ocorrência de alagamento em residência na Rua Radialista Rodolfo Sestrem, Itoupavazinha.
- Rua Bruno Morell, Itoupavazinha, residência totalmente alagada, ocorrência encaminhada à assistência social para apoio à família.
- Rua Dario Passold Gonçalves, bairro Testo Salto, uma queda de muro deixou uma casa acima desprotegida.
O meteorologista e colunista Leandro Puchalski contou nesta quinta-feira que em fevereiro o Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm condições de ter uma chuva mais frequente. Basicamente por dois motivos: maior disponibilidade de chuva devido a proximidade com o oceano e atuação mais ao Sul da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o sistema de chuva que nesta época do ano provoca chuva no Brasil Central.
FONTE: NSCTOTAL