
Nesta semana, foram abertos seis novos leitos de UTI neonatal e oito de cuidados intermediários pediátricos. As novas unidades estão divididas entre a Grande Florianópolis, Meio-Oeste e a Serra
Nesta semana, foram abertos seis novos leitos de UTI neonatal e oito de cuidados intermediários pediátricos. As novas unidades estão divididas entre a Grande Florianópolis, Meio-Oeste e a Serra.
Ainda segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), cinco UTIs neonatal foram instaladas no Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, e um leito neonatal no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, que também recebeu oito unidades de cuidados intermediários pediátricos.
Além disso, 10 novos leitos adultos e 17 de enfermaria serão abertos na próxima segunda-feira (13) no Hospital Florianópolis.
“Com este incremento, o Estado passará a contar com 756 unidades de terapia intensiva adulta”, destaca a SES.
Veja os outros hospitais de SC que receberão leitos de UTI:
Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí: Seis leitos de UTI pediátrica;
Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul: Duas de UTI pediátrica;
Hospital Azambuja, em Brusque: Dez de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica;
Hospital Seara do Bem, em Lages: Cinco de UTI pediátrica;
Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis: Quatro de UTI adulto;
Hospital Regional de Araranguá: Cinco de UTI neonatal;
Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis: Três leitos intermediários canguru;
Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville: Dez de UTI pediátrica;
Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul: Quatro de UTI neonatal;
Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma: Sete de UTI neonatal;
Hospital Regional de São José: Dez de UTI neonatal e um adulto.
A SES esclarece que a ação faz parte das estratégias adotadas para enfrentamento da sobrecarga do sistema de saúde por conta das doenças respiratórias, “características desta época do ano, bem como da Covid-19 e da dengue”.
Vale ressaltar que o governo de Santa Catarina decretou, na última sexta-feira (3), situação de emergência por 90 dias, a partir de 1º de junho.
Dessa forma, o governo tem agora maior agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de funcionários para realizar a abertura de leitos de UTI.
Procurada pela reportagem do ND+, a SES esclareceu que publicará uma portaria com informações de como funcionará a Sala de Situação e quem participará do grupo de trabalho.
SC tem 26 pessoas aguardando por leito de UTI
Santa Catarina tem 26 pessoas aguardando por uma vaga em leito de UTI na rede hospitalar pública, conforme atualização no fim da tarde desta quinta-feira (9).
Entre eles, oito são recém-nascidos para unidades pediátricas, sendo que cinco apresentam problemas respiratórios.
Além disso, oito também aguardam por vaga em leito de UTI pediátrica. Deste total, três crianças apresentavam problemas respiratórios e outras cinco necessitavam por serviço especializado para outra doença.
Assim como na última quarta-feira (8), a fila por vaga em UTI adulto conta com o maior número de pessoas, sendo 10 nesta quinta.