sexta-feira, junho 14Notícias
Shadow

Novos cursos de graduação com profissões em alta no mercado de trabalho 

Uninter lança nove cursos para 2023 nas áreas de tecnologia, saúde, direito, administração, agronegócio e letras 

As inscrições estão abertas para os cursos de graduação a distância, em todo o país, oferecidos pelo Centro Universitário Internacional Uninter, instituição com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com avaliação acima da média em todos os cursos ofertados. O ano letivo de 2023 vem acompanhado de novidades com o lançamento de nove cursos: Banco de Dados, Jogos Digitais, Massoterapia, Perícia Judicial e Extrajudicial, Produção de Cerveja, Radiologia, Gestão do Agronegócio, Gestão de Cooperativas e Línguas Libra.  

 Todos os cursos foram elaborados, estrategicamente, com base em estudos de tendências do mercado e com disciplinas que abordam exigências e necessidades atuais para a atuação. “Profissões na área de saúde, bem-estar, tecnologia e agronegócio possuem uma grande demanda em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Essas áreas indicam um futuro promissor para os próximos anos, tendo em vista que se manteve em crescimento mesmo durante a pandemia”, afirma Benhur Gaio, Reitor da Uninter. 

 Outra tendência, cada vez mais crescente no Brasil, é a educação a distância (EAD). Dados do último censo, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontou que o número de alunos matriculados em cursos superiores de graduação EAD cresceu 474% entre 2011 e 2021.  “Em 2019 o número de ingressantes em EAD já havia ultrapassado o número de estudantes na modalidade presencial. Os resultados do censo de 2021 só confirmam essa expansão da educação a distância ao longo dos anos. Quem ainda tinha preconceito com a modalidade, acabou mudando de ideia durante a pandemia. O EAD provou ser uma metodologia eficaz e democrática”, conclui Gaio.  

 Saiba mais sobre as áreas de atuação e as oportunidades dos novos cursos da Uninter  

 JOGOS DIGITAIS 

 O Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina e o 10º do mundo. Estima-se que foi gasto em torno de 2,3 bilhões de dólares em receita de jogos digitais no Brasil, só em 2021. O mercado de jogos para celular é o maior no país, com 47%. Seguido por jogos de videogames (29%) e computador (24%). Grandes empresas multinacionais,  e desenvolvedores e publishers de jogos digitais estão presentes e atuantes no Brasil. 

Além disso, existe o crescimento do trabalho remoto internacional, onde muitos profissionais passaram a trabalhar, diretamente, para empresas localizadas em outros países. Assim, tais profissionais vivem duas realidades simultâneas: como colaboradores de empresas internacionais, trabalhando em times remotos descentralizados; e como habitantes de cidades brasileiras, nas quais podem conviver com o ecossistema local de desenvolvedores. 

 BANCO DE DADOS  

Estamos na era em que as tomadas de decisões de pequenos e grandes negócios são realizadas com base em dados e informações. Desta forma, cada vez mais o profissional de banco de dados torna-se essencial para o processo, garantindo o armazenamento seguro, a manipulação correta e o gerenciamento dos dados. Esse profissional tem espaço para atuar nos diversos segmentos de mercado que possuem equipes de Tecnologia de Informação ou, ainda, atuar como empreendedor. Empresas de tecnologia, consultoria, órgãos públicos e empresas em geral são alguns exemplos de onde o profissional de Banco de Dados pode atuar. Ainda segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) as áreas de Big Data e Analytics serão as principais geradoras de emprego para os próximos 5 anos. Estes setores atuam, diretamente, com o profissional de banco de dados, que é o responsável por prover e manter o sistema de armazenamento de informações. 

 MASSOTERAPIA  

O mercado de trabalho para profissionais da massoterapia apresenta um crescimento contínuo. Principalmente, porque a população, cada vez mais, busca o bem-estar e a qualidade de vida. O massoterapeuta tem capacidade para fazer massagens tradicionais, antiestresse, modeladoras, faciais, drenagens (pré e pós operatório), massagem desportiva (clubes esportivos), técnicas da medicina tradicional chinesa (auriculoterapia,reflexologia…), massagens laborais com atuação em empresas, spaterapia, dentre outras.  

Com isso, os profissionais da massoterapia mostram-se como uma escolha de muitos na procura pela melhora corporal, promoção da saúde, além da busca pelos procedimentos estéticos. Neste sentido, considerando o aumento na expectativa de vida e envelhecimento populacional, são fatores que resultam em mais casos para atuação do massoterapeuta em tratamentos e cuidados preventivos e estéticos. 

 RADIOLOGIA  

O profissional em Radiologia é cada vez mais requisitado na medicina moderna, para atuar no melhor diagnóstico por imagem, utilizando a radiologia.  A qualificação do profissional aliada à tecnologia dos equipamentos, contribui para o alcance da qualidade do atendimento das necessidades dos pacientes na elucidação de problemas de saúde.  Com um mercado de trabalho amplo e promissor, este ramo oportuniza várias possibilidades de atuação, tais como: diagnósticos e terapias na área da saúde, radiologia veterinária, inspeção de qualidade de componentes e peças na indústria e radiologia em aeroportos. Aplicar a radiação ionizante como terapia na radioterapia e na medicina nuclear, executar procedimentos de aquisição de imagem na radiologia industrial e , protocolos para aquisição de imagens com ressonância magnética. Além disso, de poder trabalhar na área comercial, como representante de informações radiológicas e atuar na docência, pesquisa e áreas correlatas.  

 PRODUÇÃO DE CERVEJA  

O número de cervejarias no Brasil quadruplicou entre 2015 e 2020, totalizando 1.383 empresas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2020. Em relação ao mercado de trabalho, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho, indicam aumento de aproximadamente 7% nas vagas ocupadas de janeiro de 2020 a setembro de 2022 no setor de Fabricação de Cerveja e Chope, passando de 21.273 para 22.812 empregos. Este cenário apresenta potencial de crescimento na disponibilização de vagas de emprego no setor, tendo em vista que se manteve em crescimento mesmo durante o período de pandemia. Este fato é reforçado pelo aumento do consumo de cerveja no Brasil e tambéme pelo interesse do público em cervejas artesanais.  

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO 

 O agronegócio tem grande participação no desenvolvimento da economia brasileira e é responsável por criar milhares de oportunidades de emprego a cada ano. Dados de 2022 do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) apontam que mais de 20 milhões de pessoas ocupam profissionalmente o setor. A demanda por mão de obra qualificada é crescente e engloba diversas oportunidades profissionais como: articulação e decisão sobre as diferentes etapas das cadeias produtivas; gestão e vendas; trabalho direto em cooperativas; gerenciamento financeiro; planejamento de projetos; mercado de importação e exportação; administração de fazendas, safras, rebanhos e plantações; consultor de políticas públicas para o setor; empresas agroindustriais, de produção agrícola, de varejo de alimentos ou, ainda, em organizações rurais. 

 PERÍCIA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL  

Há uma grande demanda na área de perícia. Para se ter uma ideia, de 2017 a 2022, somente em uma vara da fazenda federal, foram recebidos mais de 489 mil processos, se parte desses processos necessitar de um perito, será necessário, no mínimo, 898 profissionais para atuar.  Ainda há espaço para o que conhecemos como áreas verdes da perícia, como a grafoscopia, documentoscopia, acidentes de automóveis, locais de crimes e balística. São áreas que não necessitam de um curso específico para a atuação como por exemplo, a perícia médica que somente pode ser realizada por médicos inscritos no CRM. 

O crescimento da área de atuação acontece de forma exponencial uma vez que, grande parte dos processos, necessita da atuação do perito, seja ele designado pelo juiz, perito judicial ou ainda, o assistente técnico escolhido pelas partes de um processo judicial.  

 GESTÃO DE COOPERATIVAS  

 Cooperativas são associações que permitem as pessoas se organizarem num empreendimento de autogestão, para fazer frente às suas aspirações econômicas e sociais comuns. O cooperativismo é uma ferramenta importante de desenvolvimento em todos os estados brasileiros, pois busca reinvestir seus resultados para trazer avanços, inovações. Conforme dados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), apenas em 2021, as cooperativas injetaram mais de R$ 17 bilhões em tributos nos cofres públicos e mais de R$ 18 bilhões referentes ao pagamento de salários e outros benefícios destinados aos colaboradores. São 18,8 milhões de cooperados e 493.227 empregos gerados. Atualmente, no Brasil, existem 4.800 cooperativas registradas na OCB em segmentos diversos como: mercado financeiro, agropecuária, saúde, educação, geração e distribuição de energia, mineração, transporte e no setor habitacional e de consumo. Todos estes são campos de oportunidades de atuação para o gestor especializado em cooperativas em uma área em amplo crescimento econômico.  

 LETRAS LIBRAS  

Segundo o último IBGE são 10,2 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva no Brasil. A lei no. 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, determina que cabe às instituições de ensino oferecer um sistema educacional inclusivo em todos os níveis educacionais, sem gerar custos adicionais aos usuários com deficiência. Com isso, o mercado de trabalho para o profissional de línguas libras é vasto, porque as instituições de ensino precisam dispor de professores para que as crianças sejam alfabetizadas em libras e em língua portuguesa, assim como de intérpretes, para que os estudantes surdos e ouvintes se comuniquem. 
O profissional formado em Letras Libras licenciatura, com ênfase no ensino, arte e tecnologia, pode trabalhar no ensino de libras em escolas públicas e privadas, nas modalidades EJA, educação bilíngue, educação especial assim como na produção de materiais didáticos bilíngues para surdo, em diferentes mídias e linguagens, como a performance o teatro e vídeo. Além de trabalhos em cursos livres, empresariais e ongs. Na produção de materiais bilíngues para surdos e editoras, ligados a universidades, secretarias de educação e centros de atendimentos aos surdos.