quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

Hub educacional inova expandindo seus meios didáticos, tornando possível que seus alunos aprendam com o Echo Dot

Em parceria com a EdTech Voxall, Michigan Idiomas lança skill para Alexa com foco no ensino de inglês

Com a sua chegada no Brasil em 2019, o Echo Dot, Smart Speaker da Amazon, é amado por muitos brasileiros. Com a funcionalidade de dar comandos à objetos inteligentes em um ambiente, a Alexa é dotada de funções, além de possuir a capacidade de aprender novas habilidades, chamadas de “Skills”, onde novas configurações são implementadas em sua função. O hub educacional, Michigan Idiomas, é pioneiro no lançamento de uma skill para Alexa, com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizagem do idioma inglês. A assistente virtual da Amazon também aprende na medida em que o recurso é usado e ela oferece respostas cada vez mais assertivas. 

Com o crescimento do mercado de assistentes virtuais, a nova skill do Michigan Idiomas amplia as oportunidades para o aprimoramento de idiomas. A estimativa é de que mais de 8 bilhões de assistentes de voz estejam ativos no mundo até 2024, como indica o estudo da Juniper Research. No Brasil, a consultoria Ilumeo aponta que o uso da voz para realizar tarefas e ditar comandos cresceu 47%, no período da pandemia da Covid-19, confirmando as novas oportunidades para soluções baseadas em voz.

Bruno Ciaciare Belvedere, Head of Growth & Sales no Michigan Idiomas, comenta que com esta nova skill, a Alexa explica, interage e até realiza um teste no final da atividade para que o usuário avalie a aprendizagem e os pontos de melhoria. “As skills são habilidades desenvolvidas por terceiros que podem ser ‘aprendidas’ pela máquina. Nós optamos por começar com o tempo verbal conhecido como Present Perfect, que gera muitas dúvidas”, explica.

O professor Steve Stuart, diretor de pedagogia da Michigan Idiomas e responsável pela construção dos elementos da skill, explicou que o recurso será usado como um recurso nas atividades de ensino do grupo para aumentar o envolvimento dos alunos no aprendizado. “A tecnologia traz um leque de oportunidades pedagógicas. Para os alunos, a inovação desperta o interesse deles, fomentando o engajamento, que é essencial na dedicação às atividades propostas pelo professor”, acrescenta Steve, ao enfatizar que a Alexa não substitui o papel do professor no processo de aprendizagem.

Para desenvolver o conteúdo, o Michigan Idiomas uniu professores especializados no ensino em ambientes digitais à EdTech Voxall. A partir do conteúdo produzido pelos professores, a programação da Voxall entrou em cena para transformar o material em voz, executando a programação no backend da Amazon.

A nova skill “Michigan Experience – Presente Perfeito” já está disponível, gratuitamente, para que usuários ativem e comecem a utilizá-la nos smart speakers e aplicativos Amazon Alexa. O lançamento já possui avaliações positivas dos usuários de forma crescente, acompanhando e reforçando as tendências relacionadas à evolução dos assistentes virtuais no dia a dia. 

About Author