quinta-feira, junho 13Notícias
Shadow

SESI INAUGURA PLATAFORMA DE TREINAMENTOS PARA SEGURANÇA NO TRABALHO EM ALTURA

Além de Itajaí, apenas outras três regionais da FIESC em Santa Catarina contam agora com essa estrutura, que foi recebida devido aos grande volume de treinamentos e cursos de Normas Regulamentadoras

Itajaí, 23.02.2023 – Aconteceu na manhã de hoje, 23, no Senai de Itajaí, a inauguração de uma plataforma de treinamentos para ações de segurança no trabalho em altura. A estrutura é totalmente equipada para oferecer o que há de mais moderno nos treinamentos das Normas Regulamentadoras, as NR 33 e 35, e é voltada aos alunos e também às empresas da cidade e da região que buscarem os profissionais do SESI para ministrarem cursos aos seus colaboradores.
Além de Itajaí, apenas outras três regionais da FIESC em Santa Catarina contam agora com essa estrutura, que foi recebida devido aos grande volume de treinamentos e cursos de Normas Regulamentadoras realizados pelo SESI, que visam treinar, capacitar e garantir a segurança dos industriários.
“Ter uma estrutura destas na nossa região é muito importante, pois ela simula trabalho em altura em espaço confinado, NR 35 e NR 33, de forma muito didática e segura para o aluno, para a pessoa que esta recebendo o treinamento. Temos uma preocupação muito grande em não expor a pessoa ao risco, mesmo ela tendo que entender como se lida com determinados acidentes e  através desta estrutura conseguimos orientá-las”, explica a supervisora de saúde do SESI SENAI, Priscila Ribeiro Lourenço.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2020 foram registrados no Brasil 403.694 acidentes de trabalho, sendo 8% relacionados a doenças do trabalho, 15% acidentes  de trajeto e 78% causados em função da atividade. Já em Santa Catarina, de acordo com o Observatório da FIESC, no 1ª  semestre do ano passado foram registrados 7.327 acidentes de trabalho , sendo 3,4% por doenças do trabalho, 21,6% por acidentes no trajeto e 75% por acidentes típicos, ou seja, 5.498 acidentes causados em função da atividade.
O Ricardo Pippi Reis, atua na construtora Dallo, de Itapema e ressaltou a importância do treinamento aos colaboradores. “Os riscos na construção civil são grandes, então, essa parceria com o SESI e com o SENAI é fundamental para manter esses colaboradores capacitados, desde os treinamentos iniciais, quando eles entram na empresa, até os periódicos que a gente vai mantendo com o acompanhamento da equipe do SESI”, declarou o profissional.
“A empresa acredita muito no resultado que tem dado com essa parceria, em relação aos treinamentos. (…) isso tem sido demonstrado através dos indicadores de saúde e segurança com a diminuição dos acidentes de trabalho e a conscientização dos colaboradores em relação ao quanto é importante essa capacitação. É fundamental as lideranças conhecerem as NRs, que é a base da parte regulatória  da segurança do trabalho dentro das empresas”, descreveu Cristiane Rocha, que trabalha na empresa Usimetal, em Itajaí e também foi uma das representantes das indústrias durante o evento de apresentação da plataforma.