quarta-feira, fevereiro 19Notícias
Shadow

Estudantes de Santa Catarina vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Estudantes de Santa Catarina participam do Festival SESI de Robótica Off Season, no Rio de Janeiro. 

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento se inicia nesta quarta-feira (2) e segue até sábado, dia 5, na Marina da Glória, na capital do RJ.  

O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. 

Os estudantes, do ensino médio, competem em uma das três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg. 

O estado terá oito equipes nas três modalidades:

F1 in Schools 

Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.  

  • Alpha, da Escola S de Criciúma
  • Curie Team, da Escola S de Florianópolis
  • Interlagos, da Escola S de São José

FTC 

Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena. 

  • 19194 Carvoeiros AgroTECH, da Escola S de Concórdia
  • 19193 SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S de Concórdia
  • 23069 SESI SENAI SC TechMaker Challenge, do Espaço de Educação Maker de Blumenau

FRC 

Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.  

  • 5800 Magic Island Robotics, do Instituto Federal de Santa Catarina em Florianópolis
  • 9047 SESI SENAI SC TechMaker Robotics, do Espaço de educação Maker de Blumenau

Não são só a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena que contam. 

Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.