quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

Dia dos Professores é uma data para comemorar, mas ainda há muito a se conquistar

(*) por Sandra Castro

O professor é aquela pessoa que ajuda a formar um cidadão, impactando a cada um por toda a sua vida. E por ser esse importante mediador da aprendizagem dos estudantes, é fundamental que toda a comunidade escolar – incluindo mantenedores, coordenadores, alunos e familiares – e a sociedade como um todo passem a valorizá-lo cada vez mais. Isso não só no Dia dos Professores, mas ao longo de todo o ano.

A escola é o primeiro ambiente institucional ao qual a criança é integrada. E é nele que o docente está inserido, mediando o conhecimento e impactando esse indivíduo durante toda sua trajetória pela educação básica. E aposto que se você perguntar a qualquer adulto que esteve inserido em uma jornada escolar durante sua infância e adolescência, ele poderá te trazer o nome de algum professor que o marcou de alguma forma.

Claro que qualquer movimento de celebração ou validação da profissão de professor é muito valioso, especialmente porque esta data dá visibilidade a esse profissional tão importante para a nossa formação cognitiva e socioemocional. No entanto, é importante destacar que este também deve ser um dia de luta por uma valorização melhor desse profissional, com mais investimentos em cursos de formação inicial (pedagogia e licenciatura) no nosso país. E na educação pública, a situação é ainda mais complicada, porque faltam boas condições de trabalho para os professores.

E se pensarmos na colocação do Brasil no PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), 52º lugar em 2023, vemos que há muito a ser feito. Para mudar essa realidade, antes de mais nada, é necessário investimento. Muitas vezes, nossos professores não têm sequer o básico para ministrar suas aulas. Além de boas estruturas escolares, é importante que todos tenham acesso a materiais didáticos de qualidade, a cursos de formação continuada e especialização.

Portanto, a celebração do Dia dos Professores nos traz a reflexão de que é importante investir e valorizar o professor e a professora, especialmente no que diz respeito a sua formação. Porque além de ser um trabalho essencial para a nossa sociedade, ele não se resume à jornada na escola. Há todo um processo de planejamento das aulas e correções de atividades e provas e essa dedicação extraclasse fica, muitas vezes, invisível para as escolas e famílias.

E é justamente por entendermos a importância da educação básica e formação dos estudantes e respeitarmos muito a figura do professor que nós, da Geekie, apoiamos os docentes em seu dia a dia de trabalho. Por meio do Geekie One, ajudamos bastante o professor na flexibilização do seu planejamento, permitindo a escolha de um currículo que seja coerente com o processo pedagógico escolar, produzindo conteúdos que tornem o seu fazer pedagógico incrivelmente rico e propiciando que sua rotina seja mais leve.

Também atuamos constantemente com o objetivo de apoiar esses profissionais em suas tarefas diárias de seleção de questões para confecção de listas de atividades, correção automática de exercícios, práticas ativas e rotinas de pensamento que tornam a aprendizagem significativa e mais atrativa para os alunos. Assim, seguimos juntos em nosso propósito de contribuir com a transformação que a educação do nosso país tanto precisa para, dessa forma, construir um futuro melhor aos nossos estudantes e educadores.

(*) Sandra Castro é Diretora Editorial da Geekie (www.geekie.com.br), empresa de educação fundada em 2011 que é referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira. A especialista é licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Inglês e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estudou “A retórica dos links no hipertexto”. Sandra também possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com imersão em business, trends, insights and expertise pela Universidade de Tampa (EUA).

About Author