No final do mês passado, ocorreu o evento FaberUp Boas Práticas de 2024, coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), em que empresas catarinenses se reuniram para compartilhar suas experiências bem-sucedidas em inovação. Entre as indústrias participantes, a Diklatex, com sede em Joinville, apresentou alguns de seus casos de sucesso no processo de criação de produtos.
Durante o evento, a pesquisadora Michele Hamester, compartilhou insights sobre como a Diklatex estrutura a priorização de projetos e o processo para determinar seu avanço ou interrupção. Ela enfatizou a importância de realizar testes criteriosos para avaliar se um projeto está pronto para evoluir para a fase de produção. Esse rigoroso processo de seleção garante que os recursos da empresa sejam alocados de forma eficiente e que apenas os projetos mais promissores avancem.
Uma parte fundamental desse processo é a identificação da “dor” do cliente, como explicou Michele. Isso envolve responder a cerca de 15 perguntas-chave, que vão desde os atributos esperados do produto até os custos e o tempo necessário para os testes comprobatórios. Se as respostas apontarem para uma viabilidade promissora, o processo de criação é impulsionado.
“Na Diklatex, estamos comprometidos em criar produtos inovadores, garantindo que cada passo do nosso processo reflita nossos compromissos de responsabilidade, por isso priorizamos e desenvolvemos projetos com base nas necessidades reais dos clientes. Nosso foco na sustentabilidade e responsabilidade ambiental é uma extensão natural desse compromisso, e estamos orgulhosos de compartilhar nossas práticas e insights para inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho”, ressaltou a pesquisadora.
ESG
Além das iniciativas de inovação, Michele abordou as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa, que possui 45 anos de experiência no fornecimento de tecidos técnicos, tecnológicos e sustentáveis.
Sobre a Diklatex
Atuando há mais de quatro décadas no setor, a Diklatex acompanha as transformações do mercado inovando no desenvolvimento de tecidos técnicos e tecnológicos, agregando soluções de alta performance, conforto e beleza para marcas de moda do universo esportivo e bem estar. A sustentabilidade é um pilar da marca, que busca sempre agregar em seu portfólio artigos, processos e tecnologias de menor impacto ao meio ambiente. Possui forte atuação em inteligência esportiva e na oferta de produtos que geram benefícios e funcionalidades por meio do uso de tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia da Covid-19, buscou novas soluções, como tecidos com tecnologia antiviral para uso dos profissionais de saúde, mitigando assim, a contaminação cruzada.