sexta-feira, abril 26Notícias
Shadow

Blumenau permite restaurantes à noite e libera atividades nos fins de semana

Blumenau terá novas flexibilizações nas medidas restritivas de combate ao coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (17), atividades antes proibidas aos finais de semana (como restaurantes e lojas) poderão voltar a funcionar normalmente, mas seguindo os protocolos estaduais, como a restrição de capacidade de público e higienização (veja um resumo abaixo). O anúncio ocorreu em coletiva online de imprensa nesta quarta-feira (12).
Isso significa que bares e restaurantes poderão voltar a receber clientes até as 23h todos os dias. Academias não terão mais limitações de horários e shoppings podem abrir das 11h às 21h, incluindo nos fins de semana. O comércio em geral, também livre aos sábados e domingos, pode atender das 9h às 18h.

A circulação do transporte coletivo continua suspensa. Conforme o prefeito Mário Hildebrandt, a questão será avaliada e um posicionamento será anunciado até a próxima segunda-feira (17). A região saiu do nível de risco gravíssimo para contágio do coronavírus nesta quarta e, com isso, a atividade volta a ser permitida pelo Estado, mas depende da decisão da prefeitura.
Para justificar as novas medidas, Hildebrandt ressaltou dados da pandemia na cidade, como sobre a queda dos números de contaminados nos últimos dias, do maior risco para idosos e do baixo índice de letalidade (0,81%) em relação a outras regiões.
— É como se Blumenau continuasse na UTI, mas agora sem aparelhos. A situação melhorou, mas precisamos que a população entenda a necessidade dos cuidados — disse o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.
O anúncio ocorre uma semana após a prefeitura flexibilizar as medidas restritivas anteriores. Desde semana passada há ampliação nos horários de funcionamento de serviços não essenciais. Setores como academias, shoppings, comércio em geral e salões de beleza voltaram a abrir as portas mais cedo e fechar mais tarde.

Celebrações religiosas e atividades esportivas também foram liberadas, o que gerou questionamentos do Ministério Público. ​

Passam a vigorar a partir de segunda-feira (17)
Comércio em geral

  • Das 9h às 18h, inclusive fins de semana;

Hotéis

  • Atendimento livre, com 50% de ocupação;

Bares e restaurantes

  • Abertos até às 23h;

Academias

  • Horário normal;

Padarias e confeitarias

  • Funcionamento normal, sem restrição de horário para consumo no local;

Shoppings

  • Das 11h às 21h, inclusive nos fins de semana;

Igrejas

  • Cultos e missas liberados nesta quinta-feira (13). A partir do dia 17, funcionamento normal, com 30% da capacidade de atendimento.

Coronavírus em Blumenau
Ao final da live, prefeito e secretário atualizaram os números da pandemia na cidade. São 10.510 casos confirmados, 2.034 ainda em tratamento. A taxa de ocupação nas UTIs é de 62%, com 58 hospitalizados. Há 46 em enfermarias e, até o momento, 87 pessoas morreram devido às complicações da doença.

FONTE: SANTA.COM.BR

About Author