Soul Cafés e Companhias trabalha com parcerias para levar a matéria-prima para novas experiências na rotina do consumidor
A xícara de café faz parte da rotina de muita gente. O conhecimento sobre um produto tão importante está fazendo com que os consumidores ampliem a sua experiência. O Soul Cafés e Companhias, de Blumenau (SC), além de apresentar 13 métodos os preparo e sempre sete grãos diferentes na carta de cafés, há mais de quatro anos leva a matéria-prima para outros produtos.
De acordo com Marcelo Ricci, barista e responsável pela torra do café no Soul, estas iniciativas estão alinhadas com o propósito da casa, que é ampliar a experiência com o produto. “Quando falamos do consumo na xícara, o café já é muito mais rico do que as vivências que a maioria das pessoas têm. Com diferentes métodos, grãos e torras novos horizontes sensoriais se formam. Mas, enquanto trabalhamos na popularização dessas questões, queremos também mostrar a potência do café quando usado de formas ainda mais inesperadas pelo público”, comenta.
Para executar os produtos, o Soul busca parceiros que sejam referência nas suas áreas de atuação. O Kaffee Likör, por exemplo, é produzido pela Schluck Licores. O primeiro licor de cold brew do Brasil foi lançado em 2019 numa colaboração entre as duas marcas e hoje já são duas variações: com cafés do Sítio Santa Rita e com Connilon especial da Fazenda Venturim. “O processo de desenvolvimento do licor foi muito especial, porque pudemos aprender muito e chegar a um resultado que respeita tanto as características do destilado quanto do café”, diz. Ainda nas bebidas, numa parceria com a Schornstein, de Pomerode (SC), o Soul lançou um rótulo no estilo Porter com adição de café.
Já o universo dos chocolates também se relaciona de uma forma mais íntima com o café. A Happs Chocolates criou, com os cafés do Soul, uma linha de barras de chocolate, trufas e barras trufadas com café.
Mais recentemente, numa parceria com a Doux Vanille, a Soul lançou também dois pães especiais com adição de café: um de fermentação natural com chocolate e outro do tipo hambúrguer. Eles podem ser consumido apenas com manteiga com até com preparos que levam frango ou bacon.
Além da gastronomia
Uma das primeiras parcerias do Soul não tem relação com gastronomia. Junto com a Saboneteria, a cafeteria criou o Soup for the Soul, um sabonete esfoliante a base de café. O produto é vegano, hidratante e esfoliante.
Todos os itens, assim como métodos de preparo e os cafés em grãos ou moído de acordo com o método que cada um utiliza, estão à venda no site loja.soulcafebnu.com.br. No espaço físico em Blumenau (SC), o Soul está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Marina Melz
www.melz.com.br