domingo, janeiro 17Notícias
Shadow

Transporte coletivo: saiba como está sendo prestado o serviço em Santa Catarina

Decreto estadual havia suspendido o serviço até 24 de agosto nas regiões consideradas em estado gravíssimo para a Covid-19

O último decreto assinado pelo governo do Estado prorrogou uma série de medidas de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros foi suspenso por sete dias a partir do dia 17 de agosto, nas regiões em estado gravíssimo.
Com o fim da validade das medidas do decreto, o transporte coletivo voltou a operar em algumas regiões de Santa Catarina. Confira como está a situação do serviço no Estado.
O transporte coletivo volta a circular nesta terça-feira (25), em Blumenau, com uma escala de horário especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde. Além disso, a circulação será com regras para controlar o contágio do novo coronavírus.
A operação terá três janelas de atendimento: das 5h30 às 8h30, das 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas quando ocorreu a retomada em junho deste ano.

Médio Vale do Itajaí
De acordo com a Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), o transporte coletivo voltará a operar em Brusque e Rio dos Cedros, nesta terça-feira e na quarta-feira (26), respectivamente.
Nos demais municípios da associação, não há transporte coletivo urbano ou até esta segunda-feira, não há data definida para retorno, que dependerá da situação dos casos de Covid-19 na região.

Vale do Itajaí
O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal da região da Foz do Rio Itajaí não está operando. A região teve medidas de restrição implementadas pelo decreto estadual publicado no dia 14 de agosto por ser considerada de nível gravíssimo para Covid-19.
A prefeitura de Itajaí informou na tarde desta segunda-feira, que ainda não há previsão de retorno do transporte no município. A Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) disse que a entidade encaminhou um ofício ao governo do Estado na última sexta-feira (21), solicitando a liberação do transporte intermunicipal.

Região Sul
Em Criciúma, Içara, Urussanga, Siderópolis e Forquilhinha, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal voltou a funcionar nesta segunda-feira (24).
O retorno se deu após reunião da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) na quarta-feira (19) reconheceram o transporte coletivo como serviço essencial.
Nas cidades que fazem parte da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), como Tubarão e Imbituba, o transporte coletivo municipal e intermunicipal funciona normalmente desde o dia 17 de agosto.

Joinville
A Prefeitura de Joinville, no Norte do Estado, suspendeu a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal na cidade até o dia 31 de agosto. Segundo o município, a medida foi embasada no cenário de propagação da Covid-19 na cidade.

Planalto Norte
A secretária de Saúde de Rio Negrinho, Maria de Fátima Mendes Afonso, informou que os municípios que compreendem a CIR (Comissão Intergestores Regional) estão com o transporte coletivo municipal operando normalmente. Entre os municípios que compõem a CIR, estão Major Vieira, Rio Negrinho, Canoinhas e Mafra.

Oeste
Na região Oeste, o município de Chapecó mantém o transporte coletivo urbano em funcionamento desde o dia 10 de agosto.
Em reunião nesta segunda, a Amosc (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina) entendeu que atualmente a região atende todas as restrições vigentes e considera todos os serviços públicos como essenciais. A decisão será normatizada através de Decreto nos respectivos municípios
Na região da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), conforme o presidente e prefeito de Ipira, Emerson Reichert, dos 14 municípios, apenas Concórdia está com o serviço em operação.
Na região da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani), Xanxerê mantém o transporte coletivo municipal suspenso. A decisão segue o decreto do governo do Estado que considera a região como nível gravíssimo de contágio da Covid-19. Até a manhã desta segunda-feira, não havia previsão de retorno do serviço.

Lages
A Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) informou que o transporte coletivo municipal de Lages segue funcionando normalmente.

Grande Florianópolis
O transporte coletivo circula nos municípios da região da Grande Florianópolis desde o dia 10 de agosto. Os ônibus operam com 40% da capacidade total e com horários de segunda a sexta-feira.

fonte: ndmais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *