quinta-feira, janeiro 21Notícias
Shadow

Testes de túnel de vento garantem segurança dos grandes edifícios mesmo diante de um ciclone

Os fenômenos naturais que passaram recentemente por SC, trouxeram à tona a importância dos ensaios de túnel de vento e análises de rajadas das grandes edificações que existem ao longo da costa de Balneário Camboriú e integram a lista de maiores prédios do país.

Escolher fazer testes em túneis de vento é uma medida importante.
Um exemplo é o YACHTHOUSE by Pininfarina, o maior edifício residencial da América Latina.
Com 81 andares e 281 metros de altura, o projeto teve todos os ensaios laboratoriais do túnel de vento realizados na Inglaterra pela B.R.E. e no Canadá pela RWDI.

Além disso, foi realizado um estudo de análise de rajadas e dimensionamento do projeto no Panamá, com a coordenação de Oscar Ramires.
No país da América Latina, foi analisada a dinâmica das rajadas de curta e de longa duração.
Os esforços variaram com a intensidade do vento, com a altura da obra, com o local onde o edifício está situado, com a forma do projeto e com a forma e densidade das edificações do entorno, com a topografia, entre outros.

Tudo isso para que o YACHTOUSE by Pininfarina não se tornasse sensível aos ocupantes.
O engenheiro da Pasqualotto, construtora de Balneário Camboriú, Davi Rotilli comenta:
“Independentemente da sua altura, todas as edificações balançam ao serem atingidas pelas forças de vento, embora muitas vezes essa movimentação não seja percebida”.
“A percepção é muito relativa. Depende de cada pessoa, da posição em que ela se encontra em relação à edificação, se ela está sentada, deitada, se tem labirintite, entre outras”.
“No caso específico do YACHTHOUSE by Pininfarina, todos os procedimentos foram feitos de maneira a garantir a segurança e o conforto dos futuros moradores”.
“Implementamos nos pavimentos 30 e 53, dois níveis de outriggers, que consistem em grandes vigas fortemente armadas que aumentam a rigidez da estrutura e controlam os deslocamentos frente aos esforços de vento”.
“Vale destacar ainda os testes feitos com a fachada que tiveram como resultado uma aprovação da pele de vidro com notas acima das exigidas pelas normas de regulamentação”.

Pasqualotto&GT Empreendimentos
Site: www.pasqualottoegt.com.br;
Faceboook: www.facebook.com/pasqualottoegt;
Instagram: www.instagram.com/pasqualottoegt/.

Oficina das Palavras
Martha Kienast
Ricardo Ruas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *