domingo, julho 25Notícias
Shadow

Números indicam que pandemia do coronavírus estabilizou em Blumenau, mas mortes seguem em alta

Blumenau contabiliza nesta quinta-feira (27), 548 casos ativos do coronavírus, segundo dados da prefeitura. É o menor número de pessoas em tratamento desde meados de junho, com o percentual de recuperados em 94,2%. Em contraste, as mortes seguem em alta no mês de agosto.
Do começo da pandemia até o momento, 11.520 moradores foram diagnosticados com a doença e 124 perderam a vida, conforme o último boletim do governo do Estado. Os óbitos na cidade seguem em elevação e um estudo tenta entender por que os indicadores de vítimas fatais da Covid-19 não dão trégua.

Os números reforçam que há uma estabilização da pandemia na cidade, já que é a menor quantidade de infectados desde 18 de junho e há mais de uma semana a média móvel de novos contaminados varia de 65 a 70 — ela chegou à marca de 288,9 em 28 de julho, considerado o mês do pico da Covid-19 no município. Isso significa que atualmente em média, cerca de 70 blumenauenses contraem, por dia, o novo coronavírus (veja o gráfico abaixo).
Na atualização na noite desta quinta-feira (27), a prefeitura informou, pelo 8° dia seguido, menos de 100 casos confirmados (45 diagnósticos entre quarta e quinta-feira). Em contrapartida, é a taxa de letalidade mais alta da pandemia até o momento (1,06%). Em média, quase três blumenauenses morrem por dia devido à Covid-19.

O índice contrasta com a estabilização, mas ainda permanece menor em relação ao estado. Em toda Santa Catarina são 2.170 óbitos e 139,6 mil casos, o que gera uma taxa de letalidade de 1,55%.
Nos hospitais de Blumenau há 63 pacientes internados por suspeita ou confirmação de coronavírus; 37 estão nas Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e 26 em enfermaria. A taxa de ocupação também é uma das menores dos últimos meses (39% e 15%, respectivamente).

Quando somados os leitos de UTI disponíveis em todo o Médio e Alto Vale, o índice de ocupação é de 67%, com 84 espaços livres. As 54 cidades do Vale do Itajaí somam 42.248 casos confirmados e 716 mortes, de acordo como Estado. As mais recentes, computadas nesta quinta foram de moradores de Blumenau e Ituporanga (veja abaixo).
NSCTOTAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *