sábado, outubro 5Notícias
Shadow

Setembro Vermelho: médicos de Blumenau (SC) reforçam a importância de manter a atenção à saúde do coração

Número de mortes por problemas cardiovasculares aumentou em 31% no Brasil desde o início da pandemia. Movimento global acontece no mês do Dia Mundial do Coração e Cardioprime faz parte da ação
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 17,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos males do coração. Com a pandemia do novo coronavírus, uma alta de 31% nas mortes por infartos e AVCs no Brasil foi registrada por um estudo da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso, a Cardioprime decidiu intensificar a agenda do movimento Setembro Vermelho na região. O nono mês do ano foi escolhido pelas instituições de saúde globais por conta do Dia Mundial do Coração comemorado em 29 de setembro. A clínica de Blumenau (SC) especializada em saúde do coração vai ampliar as ações de conscientização sobre a importância da prevenção. As redes sociais @cardioprime vão informar sobre as ações, que acontecem também em empresas de forma remota.
De acordo com um dos cardiologistas da Cardioprime, Marcelo José Linhares, as pesquisas sobre o impacto da pandemia nas mortes por problemas no coração se refletem na região. “Os últimos meses foram de ascensão dos números de casos de infartos e AVCs em que o paciente chega ao hospital em um estado muito grave”, comenta.
Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, a Cardioprime tem como métricas que, 10 minutos após a chegada com dor no peito, o paciente já esteja com eletrocardiograma feito sendo avaliado pelo médico. Ao ser diagnosticada a necessidade de um procedimento, em 90 minutos o paciente já está na hemodinâmica.

Como prevenir
O estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, alimentação adequada e ingestão moderada de bebidas alcoólicas é o melhor caminho para evitar os problemas cardíacos. O acompanhamento com um cardiologista também deve ser feito regularmente. A periodicidade varia de acordo com as condições do paciente e o histórico familiar, por exemplo.
Ao sentir dor no peito fazendo esforço físico ou mesmo em repouso, é importante a pessoa procure o hospital.

Sobre a Cardioprime
Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção.
Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica, a Cardioprime tem nível de Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que audita serviços em saúde.
Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.com.br.

Marina Melz
www.melz.com.br