quinta-feira, abril 18Notícias
Shadow

Mesmo sem festa, Oktoberfest Blumenau e parceiros planejam ações de incentivo à retomada da economia

Em 1984, após momento de tragédia em função das enchentes, a Oktoberfest nasceu e representou a resiliência blumenauense. Em 2020, mesmo em contextos diferentes, a organização quer recordar estes princípios. Com o mote “Tradição em superar desafios”, será promovida uma série de ações durante o período de 07 a 25 de outubro, quando originalmente ocorreria a festa, com o objetivo de incentivar a retomada da economia local e auxiliar os setores atingidos pelo cancelamento do evento. Entre as ações, bares e restaurantes ganharão decoração especial, promovendo cardápio típico e promoções.

Bares e restaurantes decorados
Com o objetivo de levar um pouquinho da Oktoberfest aos bares e restaurantes de Blumenau, será entregue kit de decoração a cerca de 50 estabelecimentos, contendo itens como bandeirinhas, máscaras, trilhos de mesa, jogos americanos e bolachas com a identidade visual criada para a ação. Os locais promoverão cardápio com opções típicas e promoções para incentivar os visitantes a comparecerem utilizando traje típico.

Para auxiliar os músicos, a organização da festa contratará retretas que farão “blitzes” nos estabelecimentos participantes. As intervenções serão organizadas tomando todos os cuidados para que não haja aglomeração de público.
*Todos os restaurantes participantes da ação estarão com QR-Code para o monitoramento de casos de Covid-19. Sistema funciona como “Check in voluntário”, em que os visitantes preenchem apenas CPF e telefone. Os dados ficam integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que fará o acompanhamento e supervisão das pessoas que estiveram no mesmo local, e caso haja alguma contaminação por covid-19, os usuários recebem um aviso via telefone cadastrado.

Incentivo à compra de traje típico
Um dos setores mais afetados pelo cancelamento da festa é o dos trajes típicos. Diversos estabelecimentos contam com a Oktober como grande fomentadora da receita anual. Por isso, a festa fará uma campanha para incentivar a compra de traje típico para a edição de 2021. Em um guia oficial digital, serão divulgados contato e endereço de lojas que vendem os trajes.

Sobre a participação do comércio na ação, outros importantes atores do setor também estarão integrados na campanha e vão decorar seus estabelecimentos, com o intuito de a cidade “vestir” as cores da ação.

Decoração na cidade
Bandeiras de rua serão instaladas nas ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto de Campos e Alberto Stein, para levar a essência da festa às ruas e deixar claro o objetivo da ação. Afinal de contas, “Nada é mais Blumenau que superar desafios”.

*Importante ressaltar que todos os artigos da ativação foram financiados pelas patrocinadoras da ação.

Live de encerramento com Velhos Camaradas
Para fechar com chave de ouro, no dia 25 de outubro, uma grande live será transmitida, com a reprodução da tradicional cerimônia de encerramento, show dos Velhos Camaradas e, por fim, a procissão dos monges na condução do caneco de volta à Bier Krug. A live não terá presença de público. Mais detalhes serão divulgados em breve.

*Importante ressaltar que todos os integrantes envolvidos na live serão testados para diagnóstico de Covid-19. Além disso, o distanciamento social será mantido e tomados todos os cuidados necessários.
Câmeras térmicas na Vila

Os bares e restaurantes do Empório Vila Germânica estarão equipados com câmeras térmicas, que funcionam com sistema de inteligência artificial, cedidas por meio de parceria com a Intelbras, patrocinadora da Oktoberfest Blumenau.
A ação é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, com o patrocínio de Cerveja Blumenau, Empório Vila Germânica e Olho Embutidos e Defumados.

Julia Simão Schaefer
Gerente de Comunicação
Parque Vila Germânica

About Author