Blumenau registrou nesta sexta-feira (20) o maior número de contaminados por coronavírus em 24 horas desde o início da pandemia, informou a prefeitura. Além dos 547 novos casos, o governo municipal também anunciou o retorno da força-tarefa que fiscaliza o descumprimento das medidas de contenção da Covid-19.
A medida foi tomada justamente por conta do aumento do número de casos. A cidade vem registrando as maiores quantidades de infectados neste mês. Nesta quarta-feira (18), foi a primeira vez que atingiu mais de 400 novos diagnósticos em um dia. Com isso, a média móvel — total de casos dos últimos sete dias dividido por sete — é de 372,8; a maior da pandemia até o momento.
— O jovem relaxou totalmente com os cuidados e o vírus aproveita esse relaxamento. Eu só quero falar para os jovens que não dá para entrar na onda do “eu sou jovem então não vai acontecer nada comigo”. Pode acontecer e outra: ele acaba levando para dentro de casa, chegando em pessoas que têm comorbidades — alertou o secretário de Saúde em live da prefeitura nesta sexta-feira, Winnetou Krambeck.
São 3.870 pessoas em tratamento atualmente. Nos hospitais da cidade há 35 pessoas nas UTIs e 55 em enfermaria. O município também contabiliza 174 mortes.
Duas equipes vão percorrer os bairros da cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil, que coordena os trabalhos, coronel Carlos Olimpio Menestrina, a população precisa se conscientizar. O trabalho será em conjunto com a Polícia Militar
— Vamos orientar a população para o cumprimento das medidas impostas pelo Estado. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o coronavírus — salienta.
Entre junho e setembro, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Naquele período foram feitos 2.672 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação.
Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.
Ambulatórios Covid-19
Neste sábado (21), o ambulatório da Vila Germânica, no setor 3, será reativado. Além disso, o Ambulatório Geral (AG) do Garcia avaliará pessoas com sintomas gripais aos finais de semana, das 7h às 19h, assim como já ocorre com os AGs do Centro, Itoupava Central, Fortaleza e da Velha. O fast-track AG do Centro, porém, será desativado com o retorno do serviço na Vila Germânica. O atendimento na Vila também ocorre das 7h às 19h, de segunda a segunda.