domingo, julho 25Notícias
Shadow

Novas regras do INSS: você pode receber dois benefícios e não sabe. Entenda!

A Reforma da Previdência pode não ser novidade para muitos, mas alguns podem estar deixando de ganhar um dinheirinho extra. Simples assim. Conforme as regras anteriores, o segurado poderia receber dois benefícios simultâneos. Duas pensões, por exemplo.

Pois é possível receber duas aposentadorias ao mesmo tempo, mas há algumas exigências, é claro. Para começar, é preciso que sejam regimes previdenciários diferentes. Além disso, o beneficiário poderá receber pensão por morte mais a aposentadoria.

No entanto, o beneficiário não vai receber nada automaticamente. A concessão depende de quando os benefícios foram solicitados.

Dois regimes diferentes
Funciona assim: se você é professor, enfermeiro, médico ou tem alguma matrícula como servidor público, caso seja celetista, poderá acumular. Um professor, por exemplo, que atue em algum município, mas também tem um trabalho na rede privada, tem direito a duas aposentadorias.

Vale reforçar que, além disso, será possível acumular a pensão por morte e aposentadoria. O segurado vai receber, nesse caso, integralmente, o benefício de maior valor. O pagamento será apenas de uma parcela do que for menor.
Saiba também que é permitido somar a aposentadoria rural por idade com a pensão por morte de trabalhador urbano.

Confira a lista do que não pode acumular:

Salário-maternidade e auxílio-doença;
Auxílio-doença + aposentadoria;
Aposentadoria e abono de permanência de benefício;
Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio acidente.

FONTE: NDMAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *