domingo, outubro 17Notícias
Shadow

Para começar 2021: ESCM terá 16 cursos concentrados sobre produção, gestão e sommelieria

São 13 opções à distância para quem quer iniciar a jornada em uma nova carreira ou então se preparar para os desafios do futuro do setor cervejeiro

Quem planeja começar 2021 pensando em novas oportunidades de carreira ou em melhorar o seu currículo, já pode garantir um primeiro passo. Estão abertas as inscrições para os cursos concentrados da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) de janeiro. São 16 formações – três presenciais com todas as medidas de segurança – e 13 na plataforma de ensino à distância que forma alunos desde 2017 na instituição.
Os cursos variam entre uma e duas semanas de duração e abordam temáticas relacionadas a produção, gestão e sommelieria de cervejas, além de bebidas não-alcoólicas e formação em destilador. A metodologia da ESCM prevê aulas ao vivo, que ficam disponíveis para consulta por seis meses, além de material didático e networking no ambiente digital.

Na área de produção de cerveja, é possível aprender a fazer cerveja em casa, com o curso de cervejeiro caseiro, ou então se especializar em temas como tecnologia cervejeira (redução de custos e melhorias de qualidade), microbiologia da cerveja (leveduras e contaminações), aprofundamento em lúpulo (informações técnicas e impacto no produto final), cervejas não convencionais (sem glúten, sem álcool e ácidas, por exemplo) e controle de qualidade para cervejarias (estratégias para manter o padrão na produção).
Na área de gestão, são três possibilidades. O curso Como Montar sua Cervejaria traz informações para um plano de negócios completo e análise de viabilidade de negócios cervejeiros, já a formação em Gestão Comercial aponta como estabelecer estratégias e um departamento comercial que traga resultados e o Gestão de Microcervejarias aponta uma visão global de administração de uma fábrica.

Na área de sommelieria, à distância é possível cursar Aprofundamento em Estilos e Harmonização. Para quem está interessado em outros mercados, a ESCM também oferece a formação em destilador (para produção artesanal de whisky, gin, vodka e cachaça) ou produção de bebidas não-alcoólicas (refrigerantes, sucos, energéticos e kombucha).
Presencialmente, em Blumenau (SC), os cursos são: cervejeiro artesanal (home brewer), microbiologia da cerveja e Sommelier de Cervejas, com diploma internacional da Doemens Akademie. As turmas são reduzidas, com menos de 50% da capacidade, e todos os procedimentos de segurança serão reforçados.

Sobre a ESCM
Com mais de 10 mil alunos formados em seis anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.
São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.
Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.

Marina Melz
www.melz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *