domingo, janeiro 24Notícias
Shadow

Jovem ganha prêmio por criar teste que detecta a Covid-19 em 5 minutos

Maha Alafeef, uma estudante de bioengenharia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveu um teste que detecta o novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, em 5 minutos.
Por conta da sua descoberta científica, ela recebeu o Prêmio de Desenvolvimento de Carreira da Sociedade de Engenharia Biomédica 2020 (BMES), que reconhece estudantes de graduação de alto potencial, bolsistas de pós-doutorado ou profissionais em início de carreira na área de engenharia biomédica.

O teste reconhece o vírus através de um sensor eletroquímico de papel com grafeno. O grafeno é um componente muito sensível e por isso ele consegue identificar o vírus de maneira rápida e eficaz.
Ainda, a jovem desenvolveu uma configuração de leitura elétrica específica para detectar apenas o material genético do SARS-CoV-2.

Além da Covid-19, a equipe de pesquisa que trabalha com Maha apontou que esse sistema também poderá identificar futuramente outras doenças e tipos de vírus diferentes.
Além de rápido e seguro, ele é mais barato do que outros testes existentes no mercado, e também consegue detectar o vírus mesmo que sofra mutações.

Fonte: Razões Para Acreditar e Science Daily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *