quinta-feira, abril 22Notícias
Shadow

Agricultor Fantasma: Polícia Civil de Blumenau finaliza inquérito e indicia cinco pessoas

Cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil de Blumenau pelos crimes de fraude a licitação e falsidade ideológica após a conclusão do inquérito da operação Agricultor Fantasma. A investigação teve o comando do delegado Lucas Ameida, responsável pela 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção.
Segundo o delegado, estes indiciados são pessoas da Secretaria de Educação, da Diretoria de Desenvolvimento Rural, do Sindicato da Agricultura, da Intendência da Vila Itoupava e também um agricultor contemplado.
Agora, o material será encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), que pode acolher o inquérito e encaminhar denúncia à Justiça ou solicitar mais informações e diligências.

A operação
Segundo informações divulgadas pelo delegado Lucas Almeida, responsável pela 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, a compra de hortifruti de agricultores familiares foi feita em valores mais elevados do que o praticado no mercado, caracterizando em prejuízo ao erário. Esses produtos, no período da pandemia, foram usados para compor as cestas de verduras para as famílias dos estudantes.
As investigações da polícia também constataram que alguns desses agricultores familiares na realidade nem plantavam as frutas e verduras, mas compravam nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) para depois repassar à Prefeitura de Blumenau.
“Suspeita-se da participação de um agente publico da Prefeitura no esquema criminoso. Um dos suspeitos foi preso por posse ilegal de arma de fogo, tendo sido apreendida uma espingarda calibre 20. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica. As investigações continuam”, concluiu o delegado Lucas de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *