quarta-feira, outubro 27Notícias
Shadow

Secretaria de Saúde de Indaial adquire medicamentos de responsabilidade do Estado para suprir atrasos

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde, está adquirindo medicamentos que são de responsabilidade do Governo do Estado para suprir a falta deles na Farmácia Municipal. A entrega de alguns medicamentos distribuídos gratuitamente à comunidade está atrasada, com isso o estoque reduziu e pode vir a interromper tratamentos de pacientes. Entre os medicamentos ausentes estão o Ibuprofeno 600 mg, Sinvastatina 20 mg, Omeprazol 200 mg, Metoclopramida 10 mg, Clopidogrel 75 mg e Atenolol 100 mg.

Para o secretário de Saúde, Paulo Moschetta, a alternativa definida para esta situação é a compra desses medicamentos através do Município. “Não é de nossa responsabilidade essa aquisição, porém não podemos deixar a comunidade sem. Temos esse compromisso com a saúde de Indaial e faremos o que estiver ao nosso alcance”, disse o secretário.

Atualmente Indaial integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi). Esses medicamentos, de responsabilidade do Governo do Estado, são adquiridos através do Consórcio e depois encaminhados para cada Município.

De acordo com o Cisamvi, o atraso está relacionado com as empresas que produzem e entregam os medicamentos. Elas alegam problemas de produção, mão de obra reduzida nas distribuidoras e nas empresas de logística e entrega, dificuldade para receber matéria-prima, demora na liberação dos insumos importados e variação dos preços no mercado internacional e nacional.

“Pedimos à comunidade um pouco de paciência pois já estamos realizando a compra desses medicamentos. Em breve estarão novamente nas farmácias do SUS”, enfatizou Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *