quinta-feira, abril 25Notícias
Shadow

Ao contar trajetória de antigo morador, Anderson Batata revela novos fragmentos da história de Indaial em livro

Um convite inusitado feito após o expediente de trabalho normal levou o servidor Anderson Luz dos Santos, secretário do Juizado Especial Cível e Fazendário da Comarca de Indaial, a conhecer e revelar, em livro, não apenas a história de um antigo morador, mas também a construção da cidade localizada no Vale do Itajaí. Na obra “A História de Vida de Serapião de Oliveira: Um Caminho de Realizações”, o autor conduz o leitor a uma outra época e busca ser um testemunho esclarecedor a respeito das dificuldades enfrentadas pelos antepassados na construção de uma cidade com espírito desbravador, imbuída de fraternidade, amor e trabalho.

“Era início de noite, outono de 2018, quando saindo do trabalho e passando no mercado, encontrei-me com os familiares do senhor Theonesto de Oliveira, o Seu Serapião de Oliveira. Naquele momento me perguntaram se eu gostaria de escrever um livro sobre a vida dele, sua família e sua contribuição para o desenvolvimento do bairro Estrada das Areias, e consequentemente, de Indaial”, compartilha o autor.

Ao dar voz ao antigo moradores a seus familiares, Anderson reconstrói a trajetória da Família Oliveira, em especial a do Seu Serapião, nascido em 1924, apresentando um fragmento da história do antigo caminho, hoje Estrada das Areias e com isso revela uma parte, nova e importante, da história de Indaial. “A história de uma cidade não é construída pela sucessão de datas e fatos importantes, não nasce em um momento único e da vontade dos indivíduos, independentemente da posição ocupada. Antes é preciso entender que uma cidade, antes vai nascendo a partir do encontro de pessoas dentro de um espaço geográfico que vai sendo modificado, transformado, formado”, observa o servidor do PJSC.

O lançamento do título, publicado pela Editora Uniasselvi, ainda aguarda momento oportuno, devido à pandemia, mas deverá ser realizado de forma virtual. A obra da capa é um desenho feito a mão pela artista indaialense Vera Krueger Nietsche, seguindo os passos da família Oliveira e o crescimento da cidade narrados no livro.

Sobre o autor
Anderson Luz dos Santos
, popularmente conhecido por Batata, filho de Jorge Luiz dos Santos (Jorginho) e Marilse Gonçalves da Luz, nasceu em Indaial em 22 de março de 1979. Casado com Geórgea e pai de Heitor e Helena. Ingressou aos 17 anos de idade (1997) no curso de Direito na Furb. Em 2000, após aprovação em concurso público, iniciou a carreira no Poder Judiciário Catarinense (PJSC). Sempre amou arqueologia, mas como no Sul não havia a opção de formação, em janeiro de 2005, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos, iniciou o curso de Licenciatura em História pela Uniasselvi e pós-graduação em Patrimônio e Cultura no Instituto Celer. Em 2008 publicou o livro “Indayal da Colonização à Emancipação”, em que aborda a colonização do município de Indaial e as dificuldades dos primeiros moradores da cidade. Em 2008/2009 fez pós-draduação em Direito Processual Civil, na Uniasselvi. Em 2015/2016 especializou-se em Gestão Estratégica no Poder Judiciário pela Academia Judicial do TJSC. É Imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Indaial – cadeira n. 01.

About Author