quinta-feira, julho 29Notícias
Shadow

Covid-19 e inverno: pneumologista alerta para aumento do contágio da doença

O período da estação mais fria do ano e a umidade, que começa em 21 de junho e termina em 22 de setembro, contribuem para o desenvolvimento de quadros vIrais e bacterianos .
O frio já chegou na região Sul do Brasil. O período da estação mais fria do ano é tradicionalmente marcado pelo aumento o risco de contágio de vírus respiratórios e de algumas doenças típicas da estação, como resfriados, gripes, pneumonia, rinites, amigdalite, infecção no ouvido, sinusites e outros.

Em tempos de pandemia de Coronavírus, a preocupação se multiplica, conforme alerta o médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, Santa Catarina, Dr. Mauro Sérgio Kreibich. “O tempo frio, somado ao aumento da poluição do ar, locais pouco ventilados, comportamento que facilita a transmissão onde o contato com o vírus é maior e mais perigoso e a baixa umidade são fatores que contribuem para o desenvolvimento de vírus e bactérias no organismo, pois o nosso sistema imunológico fica mais sensível. A estação exige cuidados redobrados para prevenção de doenças, especialmente durante a pandemia, onde o risco e o contágio da doença podem aumentar”, diz.
O clima frio e a umidade, segundo o médico, podem manter as pessoas mais reclusas e aglomeradas, e consequentemente, aumentar as chances de contágio da Covid-19. “Quando as temperaturas diminuem ocorre também o ressecamento do ar, emitindo assim, mais partículas de poeira na atmosfera, aumentando a circulação de vírus e bactérias. Resultando no aumento da possibilidade de contrair não somente o Coronavírus, mas outras doenças respiratórias no inverno, entre elas a proliferação do vírus H1N1”.

Dicas do pneumologista para se proteger
O médico alerta que o aumento ou não do número de casos dependerá do comportamento da população. “Os cuidados devem ser redobrados, independentemente do clima. A prevenção é a melhor forma para diminuir os riscos de contágio, tanto da Covid-19 como da gripe e das outras doenças respiratórias”.
Além disso, o pneumologista ressalta que a vacina é a melhor forma de se prevenir. “Se você já está no grupo de pessoas que podem receber a dose do imunizante, não deixe de se vacinar. E por fim, tome todas as medidas de precaução e higiene que todos nós já conhecemos para continuar se protegendo, como ter uma alimentação saudável, beber bastante líquido, manter os ambientes sempre bem ventilados e arejados e entre outras atitudes que podem ajudar a evitar a propagação do vírus”, conclui Dr. Kreibich.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.
Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas

Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos
Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas

Outro destaque é a consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.

Bruna Gabriela Ziekuhr
PRESSE COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *