sexta-feira, janeiro 28Notícias
Shadow

Ar-condicionado pode agravar doenças respiratórias

É preciso ter alguns cuidados para manter a saúde ao se expor ao aparelho no verão

Nos dias quentes de verão, a maioria das pessoas costuma se refrescar em locais com ar-condicionado ou até mesmo dormir com o aparelho ligado para ter mais conforto.  Mas esta prática pode ser preocupante para quem sofre com doenças respiratórias ou alergias, já que o ar-condicionado pode piorar ou desencadear alguns sintomas.

Isso, porque o aparelho acaba reduzindo a umidade do ar, que mais frio e seco ganha características semelhantes ao ar do outono e do inverno, estações conhecidas pelo aumento de crises relacionadas a doenças respiratórias. A maioria das pessoas não se sentirá incomodada, mas oar-condicionado pode ressecar a faringe, a laringe, o nariz, a traqueia e os pulmões, piorando os sintomas em quem é portador de doenças respiratórias crônicas, como rinite e sinusite alérgicas, asma brônquica e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze tem algumas dicas para manter a saúde mesmo exposto ao ar-condicionado por longos períodos durante o verão: “Use umidificadores de ar no ambiente, mantenha a higiene do ar-condicionado, use roupas adequadas pra não passar frio neste ambiente e tente manter uma temperatura mais amena 22°C a 24°C”.

Outro cuidado fundamental é evitar as bruscas variações de temperatura. A entrada e saída de ambientes mais quentes para mais frios, e vice-versa, é prejudicial. “É preciso lembrar de respirar pelo nariz e manter a hidratação”, aconselha o médico pneumologista.

 – Manter o ar-condicionado limpo evita crises respiratórias

Além de evitar se expor ao ar-condicionado por longos períodos, é importante observar as orientações do fabricante quanto à limpeza, troca de filtro e manutenções. Isso irá garantir a boa qualidade do ar do produto e a máxima eficiência de refrigeração. “A limpeza é muito importante, visto que bactérias e fungos podem acabar contaminando as tubulações e filtros do ar, sendo automaticamente jogadas no ambiente ao se ligar o ar-condicionado após um longo período de desligamento”, aponta Dr. Ricardo Albaneze.

Além disso, quando ninguém estiver no local, é adequado desligar o sistema, para reduzir a circulação de partículas potencialmente prejudiciais e economizar energia.

Essas informações valem também para o ar-condicionado do seu veículo. Caso você perceba alguma alteração em seu sistema respiratório, busque auxílio. O Hospital Dia do Pulmão tem médicos especializados para o tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias.

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.

Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas

Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos

Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP.

Foto: Divulgação

Ana Paula Lauth | Presse Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *