sexta-feira, janeiro 28Notícias
Shadow

O futuro bate à porta

A automação residencial é mais simples (e acessível) do que você imagina

Luzes que se apagam automaticamente, cafeteira que faz o cafezinho na hora programada e cortinas que abrem e fecham “sozinhas”. Parece coisa de filme futurista ou desenho animado (quem aí se lembra de “Os Jetsons”?), mas a tecnologia é aprimorada a todo momento e essas tarefas já podem ser executadas com apenas um comando de voz.

Isso tudo é possível graças ao conceito de Internet das Coisas, ou IoT na sigla em inglês para Internet of Things, que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Sensores de fumaça, gás e monóxido, fechaduras smart, videoporteiros, lâmpadas e interruptores automáticos, além de câmeras de segurança são alguns exemplos.
E, acredite, essas facilidades são acessíveis – porque é como a Intelbras acredita que a tecnologia deve ser: para todos e sem complicação.

Há 45 anos criando soluções de segurança e automação para residências, condomínios e empresas, a empresa brasileira entende o consumidor. Enquanto parte do público busca por segurança, com alarmes e monitoramento remoto, outros querem otimizar suas tarefas diárias: ligar e desligar eletrodomésticos – da cafeteira ao ar-condicionado – à distância, ter smart TVs, lâmpadas que aumentam e diminuem a intensidade da luz, ou até mesmo cortinas automatizadas. Tudo isso por meio de um aplicativo instalado no smartphone, ou por comando de voz.
E foi justamente pensando em diferentes necessidades que a Intelbras criou a Linha Izy, que tem soluções para ajudar na segurança, na praticidade diária e no entretenimento dos consumidores.

São produtos acessíveis e fáceis de usar, que tornam qualquer lar em uma smart home (casa inteligente).
Uma grande vantagem da linha Izy é que você pode adquirir um produto de cada vez, conforme sua necessidade. Assim, o usuário tem a liberdade de automatizar qualquer ambiente de sua casa conforme a sua rotina.
Por exemplo, você pode começar pela lâmpada smart substituindo a tradicional. Por comando de voz ou programação e acionamento remoto pelo smartphone. Além desse conforto, é possível escolher inúmeras opções de cor.

A Lâmpada LED smart Wi-Fi é instalada em um bocal tradicional, em uma área com um bom sinal. Depois é só acessar o APP Izy Smart no smartphone (Android ou iOS) e configurá-la. Simples assim! Mas se surgirem dúvidas ou problemas na instalação, basta acessar o site ou o canal do Youtube da Intelbras para ver o vídeo tutorial (deste e de outros dispositivos da linha Izy).
Já com as tomadas ou com conector inteligente, qualquer eletrodoméstico se torna smart. Por exemplo, você pode usar o dispositivo em sua cafeteira e programá-la para passar o café antes do despertador tocar. É verão e o quarto fica muito quente? Programe o ar-condicionado ou ventilador para funcionar horas antes da hora de dormir e o ambiente já estará fresco. Depois, basta programar um horário para que o eletro seja desligado.
Para além de conforto e praticidade, a automação residencial ajuda na economia de energia elétrica, já que você consegue ativar ou desativar eletrodomésticos e as luzes do ambiente remotamente e em horários pré-determinados.

Mais praticidade e bem-estar
Sabia que a intensidade da iluminação natural nos ambientes também impacta o bem-estar? A jornalista Larissa Serpa, de São Paulo, conta como o automatizador de cortinas impactou seu sono
Eu tenho muita dificuldade para dormir com o mínimo de claridade e mesmo com as cortinas blackout sempre entra algum sol pelas frestas. As cortinas automáticas não têm esse problema porque eu consigo controlar se vou deixar frestas entre cada “persiana” de metal ou se ela vai fechar totalmente – e fecha de verdade, de ponta a ponta, sem deixar nenhum canto com claridade. Mas outro ponto de dormir no total escuro é que, de manhã, você não tem o “pique” para se levantar. Nosso corpo entende a claridade entrando como um alerta para sair da cama então, sem isso, é difícil dar o primeiro passo de levantar, abrir as cortinas e começar o dia. Com as automáticas eu também não tenho esse problema porque o primeiro passo eu dou da minha própria cama. É só apertar um botão e elas se abrem, deixando a claridade entrar, dando a mensagem pro meu cérebro de que é hora de começar o dia.”

Sua casa mais segura
Segurança vale muito, não é? E a Intelbras sabe, por isso, a linha Izy inclui fechaduras smart que além de diversas formas de acesso (biometria, senha, tag, chave e aplicativo), também permite integração com outros produtos para criação de cenários, exemplo: ao abrir a porta, os itens smart dentro do ambiente ligam, como lâmpadas, ar-condicionado na temperatura já pré estabelecida e a TV no seu canal favorito. Além disso, a linha ainda conta sensores que podem detectar a abertura de portas e janelas e enviar alertas para o seu smartphone.
Já com as câmeras de segurança, você pode acompanhar tudo que acontece no ambiente. Com imagens em alta resolução, você não perde nenhum detalhe, mesmo durante a noite, pois a câmera tem visão noturna.

As câmeras também enviam notificações de movimento ao smartphone e possibilitam realizar automações a partir da detecção de movimentos como acionamento de uma lâmpada ou sirene, por exemplo. E com a função de áudio bidirecional, é possível ver, ouvir e se comunicar com quem está no ambiente monitorado.
A transformação é mais fácil do que você imagina, mas para que tudo se comunique e funcione perfeitamente, é preciso que os ambientes tenham um bom sinal de internet e para isso, o roteador Twibi Giga+ é ideal, já que mantém a conexão Wi-Fi constante para a casa toda.

Controlar o acesso à sua casa ou à empresa é fundamental para ter mais segurança. Com o videoporteiro da linha Izy, por exemplo, é possível ver, conversar, atender o visitante e abrir a fechadura smart à distância pelo APP Izy Smart. O aparelho é preparado para chuva e sol, portanto pode ser instalado externamente.

Pensando em segurança, quem nunca teve que voltar para casa, pouco depois de sair, para ter certeza de que desligou o gás da cozinha? Para evitar acidentes e manter a casa protegida, a linha Izy conta com detectores smart de fumaça, gás e monóxido de carbono. Esses produtos, quando conectados ao Hub ICA 1001, que funciona como se fosse o “cérebro” do seu sistema de automação, detectam fumaça, ajudam a prevenir vazamentos e, assim, evitar princípios de incêndio. Os detectores emitem um sinal sonoro e um alerta através do app Izy Smart no smartphone.

Agora você já sabe, com a Intelbras todas as casas podem se tornar uma casa inteligente.
Conheça mais com a equipe da Microtec que tem tudo o que você precisa.

Então, entre em contato conosco e tenha acesso a uma solução de qualidade e garantia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *