
Projeto de autoria do Vereador Anderson Batata que visa incentivar a prática da doação e auxílio ao próximo é discutido e aprovado em Indaial. Aguarda apenas ser sancionado pelo prefeito para virar Lei.
Para Batata “como o dia de doar vem atrelado ao Dia de Ação de Graças, que é o agradecimento por tudo que ganhamos e conquistamos, o ato de doar mostra o melhor do ser humano, pois está diretamente ligado a prática da Caridade”.
Segundo ainda nos informa o Vereador, em todas as cidades existem belos movimentos que estimulam essa prática tanto em entidades Religiosas como a Sociedade Civil Organizada (ACIDI – CDL – Família Rotária, entre outras). Por isso é justo auxilia-los na promoção e divulgação do
Ato de fazer o BEM.
O Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.
Como é um movimento, não é centralizado: a marca, os materiais, manuais, etc, são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa.
Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.
Em 2021, no dia 30 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro se mobilizou pelo Dia de Doar: milhares de organizações se preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros demonstraram seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
No Brasil, o “Dia Nacional de Ação de Graças” foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do “Dia Nacional de Ação de Graças”. Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o “Dia Nacional de Ação de Graças” seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.
Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Em 2021 atuaram em parceria com o Instituto Mol.
E o Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. (https://diadedoar.org.br/conheca/)