quinta-feira, abril 25Notícias
Shadow

Educação e empregabilidade no Vale do Itajaí é tema de reunião do Movimento SC

A primeira reunião do ano teve como foco a recolocação de profissionais no mercado de trabalho para aumentar a empregabilidade qualificada e crescimento econômico.

Muitas vagas, pouca mão de obra qualificada. Essa é considerada uma das maiores queixas  dos empresários da região do Vale do Itajaí. Pensando nisso, a Câmara Regional Movimento Santa Catarina pela Educação do Vale do Itajaí, trouxe para sua primeira reunião do ano planos de ação que já haviam sidos pensados e desenvolvidos no decorrer de 2021 para serem colocadas em prática ao longo de 2022.

Silvia De Pieri, gerente executiva do SESI/SENAI Vale do Itajaí, ressaltou que o movimento foi criado para trazer melhorias à cidade e às pessoas que nela vivem. “Estamos passando por um momento de grande demanda de vagas de emprego e oportunidades na região do Vale do Itajaí, e em toda Santa Catarina e por isso buscam implantar movimentos que auxiliem na capacitação para uma mão de obra qualificada e boa colocação no mercado de trabalho”, informa.

Na pauta foram abordados planos de ações voltados para os três pilares do ensino profissionalizante da região, sendo: representatividade, relação com entidades e imprensa da região; competências requeridas para as demandas atuais e futuras e trabalhador do futuro.

Na ocasião também foram destacados pontos como aproximação e relacionamento com órgãos públicos e entidades focadas na causa dos imigrantes no estado parceria com  escolas para orientação profissional “A proposta da plataforma é acima de tudo mostrar que ela não é mais um trabalho para as empresas e instituições, ela foi criada para agregar e ajudar na captação de mão de obra por parte das empresas e na busca por um emprego por parte dos jovens”, comentou o vice-presidente da Fiesc Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn.

“Após um ano intenso de trabalho, pesquisa e reuniões,  entendemos que todos os esforços que fizemos em 2021 com o lançamento da plataforma, precisavam ser colocados em prática. Mesmo com muito emprego e pouca mão de obra qualificada, focamos em melhorar os índices de qualificação profissional para que as vagas de emprego possam ser preenchidas por pessoas qualificadas”, informou Sandro Volpato Faria, assessor de responsabilidade social da FIESC, SESI/ SENAI/ IEL de Santa Catarina.

Movimento Santa Catarina pela Educação

A Plataforma foi lançada no final de janeiro de 2021, é 100% gratuita e é uma iniciativa da Federação das Indústrias (FIESC), Comércio e Serviços (Fecomércio), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), com parceria da ACATE, SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Centro de Inovação da Educação Brasileira, Junior Achievement, Undime/SC, Sistema Ailos, dentre outros.

O Movimento SC pela Educação tem como foco a recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável.

Dados apresentados na reunião mostraram que em um ano e dois meses, a plataforma registrou apenas em âmbito estadual, mais de 1 milhão de visualizações, com mais de 14 mil vagas de emprego cadastradas, destas, cerca de 7,5% estão localizadas na regional Vale do Itajaí. Atualmente tem mais de 2.400 vagas ativas em SC.

A plataforma também coloca à disposição da população mais de 60 cursos de capacitação nas áreas de competências socioemocionais, empreendedorismo, finanças pessoais, inglês, matemática, mundo digital, português, e sustentabilidade, com a premissa de serem gratuitos, 100% online, oferecidos por instituições renomadas e com certificação.

About Author