quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

Salas temáticas tornam atendimento hospitalar infantil mais leve em Blumenau

Parceria com um estúdio de animação busca levar a companhia de personagens famosos para tornar o hospital mais agradável às crianças.

Que criança não gosta de desenho animado? Eles fazem parte do dia a dia delas em quase todos os momentos e não poderia ser diferente quando vão ao hospital, um local que na maioria das vezes não é alegre. Por isso,  o Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, quis mudar essa realidade.

Em uma parceria firmada com o estúdio blumenauense de animação Belli Studio, o Hospital viu uma oportunidade de ambientar os espaços com mais acolhimento e um toque de alegria. Aline Muxfeldt Belli, diretora executiva da Belli Studio, comenta que os personagens são companheiros das crianças e fazem parte dos aprendizados desde a primeira infância. “Buscamos em cada ambiente trazer um toque de cor e alegria para os pacientes que estão sendo atendidos. É uma forma de trazer carinho e acolhimento para um momento que geralmente é bastante difícil para as famílias em atendimento.”

Além disso, os desenhos animados, criados com uma linguagem essencialmente lúdica (cores, movimento, musicalidade, temática e temporalidade), acabam por absorver maior atenção dessa faixa etária, constituindo não apenas como fonte de entretenimento. Usando o lúdico, é possível incentivar o encantamento e a curiosidade, permitindo que a criança explore sua imaginação e crie suas próprias expectativas sobre aquela animação que está vendo.

Inicialmente as salas estão sendo trabalhadas com três grupos de personagens, que envolvem diferentes faixas etárias: a sala com o Esquadrão do Mar Azul para crianças bem pequenas;  Tuca, o Mestre Cuca,  para crianças acima de 05 anos; e Boris e Rufus, voltado para o público pré-adolescente e que tem apelo para todas as idades.

Belli Studio

Criada em 1999 pelo casal Aline e Rubens Belli, a produtora blumenauense Belli Studio tornou- se uma referência no cenário de animação, não apenas nacional. Produzindo conteúdo para os mais diferentes meios de livros infantis a desenhos animados, a Belli criou sua primeira série original no início de 2018, dando vida aos personagens-título Boris e Rufus.

A série retrata as aventuras de um cachorro ranzinza, Boris, e um furão meio atrapalhado que pensa ser um cachorro, Rufus. A dinâmica entre os dois personagens é o motor da série, criando situações hilárias dentro da história.

O sucesso da animação foi tanto que, além de ser exibida internacionalmente por canais de grande repercussão como Disney Channel e Disney XD, a série ainda foi indicada a importantes prêmios da área, recebendo os troféus de melhor série animada Latino-americana e de Animacción no Chilemonos, um dos mais importantes festivais da América Latina.  Recentemente, Boris e Rufus foi indicado ao 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Série Brasileira de Animação.

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.

Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas

Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos

Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitiu  ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer

Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá  a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas.

Outro destaque é a consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP.

About Author