sexta-feira, maio 20Notícias
Shadow

Blumenau decretou situação de emergência pelo aumento dos casos de dengue

A prefeitura de Blumenau decretou na última sexta-feira (8) situação de emergência em saúde pública no município em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. O mosquito é o transmissor dos vírus da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.
O decreto foi publicado do diário oficial dos municípios ainda na sexta-feira e considera como justificativa o “vertiginoso aumento do número de casos e óbitos confirmados e suspeitos relacionados à transmissão da dengue no Estado de Santa Catarina no ano de 2022”.

O documento considera também que neste ano Blumenau registrou 1.980 focos do mosquito e 293 casos de dengue (números do dia 8 de abril). O decreto vale por 180 dias.
Na prática, o decreto possibilita menos entraves burocráticos para que o município possa realizar compras de insumos e contratação de pessoal para o combate ao mosquito.

Além disso, permite até “o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público”.
Uma das preocupações da Vigilância Epidemiológica da cidade e do estado tem sido os imóveis fechados ou abandonados, que podem acumular água em resíduos, que se transformam em criadouros do mosquito.

Mais agentes
A Prefeitura informou que irá contratar mais 50 agentes de combate às endemias. Para isso, foram convocados os últimos 13 candidatos aprovados no processo seletivo para o cargo. Eles devem comparecer ao RH na quarta-feira, dia 13, às 10h, para escolha de vagas.
No mesmo dia, ocorrerá uma chamada pública para o preenchimento de outras 37 vagas. O vencimento para 40h semanais é de R$ 1.530,48, com direito a vale alimentação e vale transporte. O edital está publicado no site da Prefeitura.
A seleção ocorrerá das 8h às 12h, também no RH da Prefeitura. Podem se candidatar pessoas com ensino médio completo e os interessados deverão comparecer munidos da documentação exigida em edital. O resultado será publicado no dia 14, com imediata convocação dos aprovados para o dia 18 de abril, para a escolha de vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.