segunda-feira, outubro 20Notícias
Shadow

Kombi itinerante leva fotografia e educação ambiental para escolas

Uma Kombi, câmeras fotográficas e informação. E assim surgiu o projeto KOMBInacomFOTO, uma sala de aula itinerante que percorre escolas levando conhecimento sobre fotografia aliado à conscientização e educação ambiental. A iniciativa é do professor, fotógrafo e artista visual, Felipe Colvara.
O projeto já passou por várias cidades dos três estados do Sul e também parou no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na região do Médio Vale do Itajaí, durante as últimas semanas, escolas de seis municípios diferentes receberam a ação, sendo elas: Apiúna, Ascurra, Rodeio, Indaial, Blumenau e Gaspar.

Segundo Colvara, as escolas municipais contempladas foram escolhidas pela localização geográfica próxima ao rio Itajaí-Açu, que é o principal rio do Vale e tem um papel importante no contexto socioambiental da região.
As atividades da oficina de fotografia tiveram como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo ministradas para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo para o despertar da consciência ambiental e transformação social.

Os alunos participaram de uma aula teórica sobre fotografia, tiveram oportunidade de visualizar fotos produzidas por Colvara de diversos lugares, foram inseridos aos ODS e finalizaram com a prática. A última parte foi realizada no ambiente escolar, onde os participantes fizeram fotos com base em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, foram desafiados a produzir uma foto da comunidade onde eles moram.
O recurso para a sequência de oficinas de fotografia nas escolas com o Projeto KOMBInacomFOTO foi beneficiado pelo edital 2022 da Fundação Fritz Muller, de Blumenau.
“Por meio de metodologia lúdica e inclusiva, busca-se possibilitar a identificação dos propósitos planetários de forma colaborativa e consciente, propiciando impactos significativos na vida dentro e fora da escola”, completa o idealizador da iniciativa.

O PROJETO
Segundo Colvara, a ideia surgiu em 2013 quando realizava viagens fotográficas em uma Kombi para lugares com natureza. A partir disso, uniu toda sua experiência, materiais, câmeras antigas e livros, e passou a ensinar a fotografia de uma forma diferente, utilizando a Kombi como sala de aula itinerante.
O Projeto ministra oficinas teórico-práticas de fotografia ao ar livre. A Kombi é equipada com um minimuseu de câmeras fotográficas e uma minibiblioteca, utilizando as imagens para salientar a importância do ponto de vista ambiental, social e cultural, levando à reflexão sobre nossas relações com a sociedade, a natureza e o entorno.

O circuito itinerante no Vale do Itajaí já está sendo finalizado, mas a proposta continua aberta para ser recebida em outras escolas e cidades, que sejam próximas a rios, mar e natureza. “O projeto não para. Ele vai seguir para onde receber convite e estamos abertos para trabalhar fotografia junto às pessoas e à natureza”, finaliza o fotógrafo.
Quem quiser conhecer mais sobre o projeto, pode acessar o Instagram @kombinacomfoto ou o canal no YouTube – KOMBInacomFOTO Fotografia Itinerante na Kombi.

FONTE: JMV