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Empresas precisam investir em cibersegurança

Os ataques e sequestros de informações têm crescido a cada ano. É
necessário tomar alguns cuidados para que isto não aconteça.

No último ano, aumentou consideravelmente o número de ataques
cibernéticos a empresas de diversas partes do mundo, inclusive do
Brasil. Entre os crimes mais comuns está o sequestro de dados, feitos
por softwares chamados de ransomware. Muitos gestores tiveram que pagar
quantias milionárias pelo resgate e continuar as operações.

Além de atrapalhar o funcionamento e o faturamento, o criminoso pode
roubar informações sigilosas, inclusive de clientes. Existe o risco de
essas serem vazados e comercializadas na deep web. Esta possibilidade
fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e pode acarretar
em uma multa para a empresa. E mesmo diante ao pagamento de um resgate,
não existe garantia de que o sistema seja devolvido.
No ano passado, muitas empresas foram alvos de ataques, como a Renner,
JBS, Fleury. A JBS, por exemplo, pagou aos criminosos 11 milhões de
dólares para recuperar o controle. Mais recentemente, a rede Fast Shop
sofreu uma tentativa de invasão e chegou a tirar o site do ar. E também
estão na mira de cibercriminosos as instituições públicas. Já sofreram
ataques: o Ministério da Saúde, o Tesouro Nacional e o Supremo Tribunal
de Justiça (STJ).

Até mesmo empresas de portes menores podem sofrer ameaças. O ransomware
se infiltra no sistema, acessa os servidores, os bancos de dados, os
backups e efetua o sequestro. Com essas informações, é definido o valor
do resgate.

As invasões podem ser feitas de várias maneiras. Mas a maioria acontece
devido a erros de funcionários. O relatório Global Risks Report de 2022,
desenvolvido pelo World Economic Forum, relata que 95% dos problemas de
segurança cibernética podem ser atribuída a erro humano. “Falta
treinamento interno para os colaboradores e uma uma assessoria técnica
competente”, pontua o CEO da TEC+, especialista em serviços de proteção
de dados, Maicon Rodrigues. A empresa, com sede em Blumenau (SC),
proporciona atendimento personalizado e especializado em soluções para
otimizar processos, proteger dados e que proporcionam avanços
tecnológicos. “A segurança dos dados vai desde o controle de acesso até
a forma como o seu colaborador manuseia os arquivos”, explica o CEO. A
demanda por este serviços tem crescido e a TEC+ tem entre os clientes
empresas de todo o Brasil, e também dos Estados Unidos e da Alemanha.

Como tornar os sistemas seguros

Para tornar sites e sistemas seguros, o ideal é apostar em soluções
integradas. Não basta proteger um ambiente e deixar os outros
desprotegidos. “Para conseguirmos garantir a segurança do ambiente de um
cliente, precisamos atentar a alguns pontos. É necessário instalar um
Firewall de rede, que irá proteger todo o ambiente contra ameaças
externas e também fornecer um controle de acessos de cada usuário. Nós,
por exemplo, integramos ao Firewall todos os acessos da plataforma da
Microsoft. Assim, os arquivos são acessados somente pelos usuários da
empresa e de qualquer lugar do mundo. Dessa forma, teremos acessos aos
arquivos e aos e-mails com segurança”, explica Rodrigues.

O especialista também destaca que é importante fazer um monitoramento de
rede para detectar problemas antes que aconteçam, minimizando as
interrupções do trabalho. Com ele, pode-se identificar todos os tipos de
falhas ou invasões, avaliar o desempenho dos dispositivos e evitar que o
sistema fique lento antes que o cliente perceba. “Caso algum cliente
esteja sendo vítima de tentativa de invasão recebemos também um alerta
para agir e evitar qualquer tipo de sucesso nessas tentativas”, aponta.

Sobre a TEC+
A TEC+ surgiu em 2016, com o objetivo de oferecer atendimento
personalizado e especializado em soluções para otimizar processos e que
proporcionam avanços tecnológicos.
A empresa administra o controle de arquivos, de acessos e de navegação,
além da gestão de e-mails, de ativos e de vulnerabilidade, entre outros
serviços. Também cuida da segurança das informações. Para isso, tem uma
política interna de treinamento para a equipe. Todos os profissionais
passam por reciclagem constantemente, através de parceria com as
melhores marcas do mercado, e têm acesso as novas soluções do mercado.

Com sede em Blumenau, atende empresas de todo o Brasil, além dos Estados
Unidos e Alemanha. Trabalha com grandes marcas, como a Construcolor. A
rede de varejo tem mais de 23 lojas em Santa Catarina. Um outro destaque
é a empresa de sistemas de energia TekSea, com duas fábricas, três
escritórios comerciais, um centro de Pesquisa & Desenvolvimento.

Também já recebeu o prêmio GPTW (Great Place to Work), que é dado a
empresas que são consideradas as melhores para trabalhar. A empresa é
administrada pelos CEOs Otto Henkels e Maicon Rodrigues.

Karen Novochadlo
Presse Comunicação