quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

Florianópolis recebe o Festival de Luzes nos dias 5, 6 e 7 de agosto

Festival de Luzes de SP

Com ações de Mídia Arte, Cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones, o FLFLN promete encantar o público.
Muita arte expressada com luzes. Esse é o Festival de Luzes, uma das maiores mostras de Mídia Arte do mundo, que estreia em Florianópolis depois de três edições realizadas em São Paulo. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o público poderá acompanhar gratuitamente atrações de Mídia Arte, Cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones distribuídos em endereços como Lagoa da Conceição, Largo da Alfândega e Passeio Primavera, na SC-401.

A programação do Festival de Luzes de Florianópolis inicia na sexta-feira (05), às 18h, com o DJ Allen Rosa tocando no Largo da Alfândega, no centro da capital, seguido por duas sessões de Projeção Mapeada/Video Mapping. “Queremos iluminar o centro da cidade com trabalhos criativos de vídeo mapping e iremos projetá-los em um dos prédios mais importantes do Largo da Alfândega, provocando assim um novo olhar sobre o centro da cidade e, é claro, novas sensações”, explica Paula Borges, Presidente do Instituto Maratona Cultural. Já no sábado (06), a programação promete encantar a criançada com a Mostra Cafundó Estúdio Criativo que trará dois filmes inéditos, a partir das 19h, no Passeio Primavera, na SC-401. Na sequência, a DJ Catarina anima a noite no local.
No domingo (07), todos os olhares estarão voltados para o céu de um dos endereços mais conhecidos da cidade. Isso porque o FLFLN realizará um “ballet de drones” com uma projeção mapeada nas Dunas da Lagoa da Conceição que misturará a história da Ilha com elementos futurísticos. Segundo Alexis Anastasiou, idealizador do Festival, este momento promete ser inesquecível e encantará o público. “Usaremos elementos das pinturas rupestres pré-históricas da Ilha, que serão projetados com equipamentos de alta potência nas dunas, em conjunto com um voo de 150 drones, que nos conduzirá por elementos mitológicos modernos: formas de espaçonaves mais comuns de avistamentos de OVNIs e outras retiradas em filmes de ficção científica”, destaca Alexis. O show de drones terá duração de aproximadamente 25 minutos.

Chamada para artistas de audiovisual
Está aberta até o dia 03 de agosto as inscrições para artistas ou coletivos que desejem participar do FLFLN com suas obras de som e imagem para as sessões de projeção mapeada/video mapping. Os trabalhos devem ser enviados conforme orientações disponíveis https://linktr.ee/institutomaratonacultural e serão avaliados pela curadoria do evento.
O FLFLN é uma realização do Instituto Maratona Cultural e Visual Farm; conta com o apoio cultural do Passeio Primavera e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural.⠀

Sobre o Festival de Luzes
O Festival de Luzes foi idealizado por Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, um dos pioneiros em Vjing e mapping no Brasil. Em 2018, o Festival de Luzes fez São Paulo entrar no hall das metrópoles que realizam essa modalidade de festivais, como Londres, Berlim e Sidney. No ano seguinte, 2019, a segunda edição do Festival de Luzes de SP realizou um espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.

Serviço
O Quê: Festival de Luzes de Florianópolis
Quando: 5, 6 e 7 de agosto de 2022

Programação:
05/08 – Largo da Alfândega
A partir das 18h
DJ Allen Rosa
Projeção Mapeada no Largo da Alfâdega

06/08 – Passeio Primavera
19h – Cinema ao ar livre – Mostra Cafundó Estúdio Criativo
Estreia do filme “Ana Bolinha” (Classificação indicativa: 3 a 5 anos)
Estreia do filme “Os Carabao” (Classificação indicativa: 5 a 8 anos)
20h – DJ Catarina

07/08 – Lagoa da Conceição
19h – Projeção mapeada nas dunas da Avenida das Rendeiras e Show com 150 Drones
Entrada gratuita

About Author