quarta-feira, maio 29Notícias
Shadow

Estudantes de Santa Catarina chegam ao RJ para quinta edição do Shell Eco-marathon

Estudantes universitários de diversos estados do Brasil e das Américas chegaram ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para a Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Os treinos começam hoje e são esperadas 30 equipes, dentre elas três equipes de Santa Catarina: IFCECOTEAM, do Instituto Federal Catarinense Luzerna, E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, e a EFICEM ELÉTRICO, da Universidade Federal de Santa Catarina Joinville. Mais informações em www.shell.com.br/sem.

Sobre a Shell Eco-marathon

É a competição universitária de eficiência energética da Shell que convoca universitários a construírem automóveis ultraeficientes em três categorias de energia: Etanol, Gasolina e Bateria Elétrica. Uma vez aprovado na inspeção técnica, cada veículo deve percorrer 12 voltas em no máximo 27 minutos. A equipe que fizer o percurso utilizando a menor quantidade de energia, vence. Nesta edição, a etapa brasileira reúne cerca de 300 estudantes de todas as regiões do Brasil e de países como Colômbia, Peru, Argentina e México.

Em 2019, o vencedor da categoria gasolina alcançou a marca recorde de cerca de 542,4 km/L do combustível. Também em 2019, o time vencedor na categoria etanol alcançou a marca de 702,4km/L do combustível. O recorde para bateria elétrica foi em 2017, com impressionantes 363,6 km/kWh.