quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

A importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança

Fundamentais, os brinquedos auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor dos pequenos

Importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, os brinquedos desenvolvem elementos fundamentais para a evolução motora e cognitiva. Mais do que isso, o brincar assume também uma importância muito grande no aprendizado e socialização dos pequenos.

Segundo Ana Paula Yazbeck, especialista em educação infantil e diretora pedagógica do espaço ekoa – escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental em São Paulo – os brinquedos são muito importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. “Os brinquedos são importantes, pois auxiliam as crianças na construção de suas narrativas enquanto brincam. Existem diferentes tipos de brinquedos. Os que são temáticos, que podem ser mais restritivos e possuem uma única função. Mas também tem brinquedos que são mais abertos, considerados de largo alcance. Em geral esses brinquedos são de montar e de construção, por exemplo. Mas, mesmo os brinquedos temáticos, eles são muito interessantes para que as crianças possam ali representar papéis. A brincadeira, entre outras tantas qualidades que ela tem, torna presente o que está ausente e faz com que a criança vivencie situações de se colocar em outros papéis, que não são usuais. Uma criança pode, por exemplo, durante a brincadeira, exercer o papel de professora, de mãe, de autoridade. Então, os brinquedos ajudam nessa construção de narrativa e trazem um repertório mais ampliado para brincadeira. Eles possuem essa característica de enriquecimento e de repertório do universo lúdico.”, afirma.

Ainda que muito importantes, somente uma parcela pequena das crianças brasileiras possuem acesso aos brinquedos e suas inúmeras possibilidades de aprendizagem. Segundo o The NPD Group, multinacional de inteligência de mercado, enquanto em países como os Estados Unidos, crianças ganham em média 40 brinquedos a cada ano, no Brasil a quantidade média são apenas dois. O monitoramento contínuo das vendas do varejo realizado pela companhia, comprova que o volume de vendas de brinquedos no Brasil se concentra em datas comemorativas como o Dia das Crianças, Aniversário e Natal. Já nos países desenvolvidos como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a compra de brinquedos faz parte do cotidiano das famílias.

De acordo com dados do The NPD Group, foram vendidas mais de 65 milhões de unidades de brinquedos no Brasil em 2021, um aumento de 11% em relação ao ano de 2020. O maior volume de vendas se concentra nas regiões Sudeste e Nordeste. Os principais brinquedos vendidos no país são as bonecas, os brinquedos infantis e também os pré-escolares. Ainda segundo a companhia, o valor médio dos brinquedos no Brasil é de USD 12, enquanto nos demais países do mundo o preço médio é de USD 15. Porém, considerando o PIB Per Capita anual no Brasil de USD 7.000, o poder de compra do brasileiro é menor do que em outros países, como os EUA onde a renda é de cerca de USD 60.000 ao ano.

Alguns brinquedos se destacam e são bastante importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças, como os tapetes de atividades, móbiles para bebês, massinhas, quebra-cabeças, blocos de montar, bicicletas, patins, patinetes, jogos de tabuleiros, jogos esportivos, brinquedos robóticos e interativos.

É essencial que as famílias saibam a importância do brincar e dos brinquedos adequados para cada idade para que possam estimular da melhor maneira o desenvolvimento dos pequenos.

Sobre o The NPD Group (www.npd.com)

O The NPD Group é uma empresa de inteligência de mercado fundada em 1966 em Port Washington, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e opera em 22 países das Américas, Europa e Ásia. Conta com um portfólio de mais 2 mil empresas em todo o mundo que utilizam os seus dados e insights em mais de 20 setores da indústria e do varejo para medirem, preverem e melhorarem o desempenho de seus negócios. Anualmente mais de 12 milhões de consumidores são entrevistados e mais de 600 mil lojas de varejo são monitoradas globalmente. O grupo ainda oferece soluções analíticas e serviços de consultoria para apoiar na tomada de decisão das empresas de diferentes tamanhos e setores. No Brasil atua com operação própria desde 2016.

Sobre o espaço ekoa

O espaço ekoa é uma escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As turmas são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira. 

O espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.

About Author