
Diagnóstico precoce é capaz de salvar a vida de 95% das mulheres
A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de promover ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama, primeira causa de morte entre a população feminina de acordo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A data reforça o diagnóstico precoce, capaz de salvar a vida de 95% das mulheres.
Em apoio à causa, o Instituto PROTEA, organização não-governamental (ONG), disponibiliza gratuitamente cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias para mulheres de baixa renda e que dependem exclusivamente do serviço público na luta contra o câncer de mama. “Nosso principal objetivo é reduzir a taxa de mortalidade para que a sobrevida chegue a 95% no Brasil”, Cristina Assumpção, Diretora Executiva do PROTEA.
Desde o início de sua atuação em 2018, a instituição trabalha na contramão das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), que atinge 65,7% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama, sem plano de saúde. As pacientes demoram mais de 60 dias para iniciar o tratamento da doença, segundo pesquisa da Fundação do Câncer.
Para oferecer esse serviço, a ONG conta com a colaboração e doações de empresas que atuam em variados segmentos. Segundo a Organização, em 2021 as parcerias durante a campanha Outubro Rosa representaram 61,4% dos recursos financeiros arrecadados no ano. Em 2022, uma das empresas que apoiam a campanha é a Orit – pioneira no mercado de joias e relógios de luxo secondhand com atuação no mercado há mais de 60 anos.
A parceria entre Orit e Protea se dá através de ações durante o mês de outubro tanto internamente com os funcionários sendo alertados sobre a importância de exames preventivos, quanto nas duas lojas físicas e site, todas as peças vendidas terão parte do valor revertido em doação para o instituto. A campanha acontece até o dia 31 de outubro.
“O Instituto PROTEA nos chamou atenção através da dedicação, responsabilidade e foco em trazer informação e contribuir para mulheres de baixa renda que necessitam de tratamento, e também com o desenvolvimento de tecnologias que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença”, destacou Thaisy Tavares,, Gerente de Comunicação da Orit.
Até o momento, as parcerias ajudaram o instituto a beneficiar mais de 3 mil mulheres, promovendo mais de 22 mil exames e consultas, 582 cirurgias, 121 exames de mamotomia e 902 receberam tratamento completo por 11 meses, incluindo quimio e radioterapias.