quarta-feira, junho 19Notícias
Shadow

Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, é selecionado para programa internacional do laboratório AstraZeneca

Apenas duas instituições brasileiras foram escolhidas para participar de treinamento que fornecerá certificação internacional como centros de referência em tratamento de asma grave

O Hospital Dia do Pulmão, localizado em Blumenau (SC), foi selecionado para participar do “International Severe Asthma Network”, programa de certificação internacional para centros de referência no tratamento da asma grave. O treinamento é promovido pelo laboratório AstraZeneca e conduzido pelo professor Dr. David Jackson o Guy’s and St. Thomas NHS Foundation Trust,  localizado em Londres, Inglaterra, uma das maiores autoridades mundiais no tema.

Em todo o mundo apenas 10 instituições foram escolhidas para o programa em 2021 – e no Brasil são apenas duas, sendo uma delas o Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau. A seleção foi feita pelos profissionais do Guy’s Center e do Saint Thomas Severe Asthma, em conjunto com especialistas do laboratório AstraZeneca. 

As equipes das instituições selecionadas vão passar por um treinamento remoto de seis meses com a equipe do Dr. David Jackson que integram o Guy’s Center e uma equipe multidisciplinar do St. Thomas’ Severe Asthma.

Para a Dra. Marina Andrade Lima, coordenadora do Departamento de Pesquisas Clínicas do Hospital Dia do Pulmão, a seleção reflete o bom trabalho desenvolvido na instituição. “Temos uma estrutura privada única no país para o acompanhamento de pacientes com asma grave, com bastante expertise no tratamento desta doença”, destaca.

No total, 17 profissionais do HDP, entre médicos-especialistas, enfermeiros, técnicos, radiologistas e uma farmacêutica vão participar do treinamento. Durante o período de seis meses eles terão acesso a mentorias, eventos educacionais e revisão de casos complexos, entre outras atividades.

Instituições renomadas

O Guy’s Hospital e o Saint Thomas Hospital, somados a outras três instituições, fazem parte da Guy’s and St. Thomas’ NHS Foundation Trust – uma espécie de fundação ligada ao serviço público de saúde da Inglaterra e conhecido por reunir os melhores hospitais daquele país.

O Dr. David Jackson tem mestrado em alergias e doutorado com foco no papel dos vírus respiratórios nas exacerbações da asma. Também é líder clínico do centro de asma grave do Guy’s Hospital e há sete anos atua na liderança da área de asma do Guy’s and St. Thomas’ NHS Foundation Trust.

Conheça a equipe do HDP selecionada para o programa internacional:

Marina Andrade Lima – Pneumologista, Pesquisadora sênior e Coordenadora do Centro de Referência em Asma Grave do Hospital Dia do Pulmão

Ricardo Albaneze – Pneumologista

Melina de Souza – Pneumopediatra

Luiz Otávio Rodrigues Simões Gomes – Pneumologista e responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Dia do Pulmão

Mariana Kreibich – Otorrinolaringologista

Caroline Gabriele Bernardes – Pneumopediatra e Especialista em Alergologia e Imunologia

Luciano Kowalski Coelho – Gastroenterologista

Guilherme Sandrini de Toni – Radiologista

Luis Fernando Camargo – Radiologista

Jaqueline Hoffmann – Radiologista

Guilherme Beduschi – Radiologista

Rubia Piva da Silva Nort – Fonoaudiologista

Maiara Hermes – Enfermeira

Ana Caroline Moser – Enfermeira

Rafael Meyer – Enfermeiro

Ursula Beate Weingartner – Técnica função pulmonar

Aline Maria Lemke – Farmacêutica

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”. Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 40 anos.