terça-feira, abril 23Notícias
Shadow

Teatro Carlos Gomes ofertará 50 bolsas de estudos integrais na área de música orquestral através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC)

Inscrições começam nesta quinta-feira (20/10)

Estão abertas até o dia 30 de outubro de 2022, as inscrições para concorrer a bolsas de estudos na área de música orquestral. Elas serão disponibilizadas pelo Teatro Carlos Gomes através do projeto Cultura Viva, apoiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina. Ao todo, estarão disponíveis 50 bolsas de estudos 100% integrais, em que os alunos terão aulas individuais por 10 meses e de prática de conjunto nos últimos 5 meses do projeto. “Somos conhecidos pelo ensino em nossas escolas e por fomentarmos a cultura e a arte no Vale do Itajaí de diversas formas, tanto ensinando quanto sendo palco de diversos eventos. Trazer essa oportunidade para novos estudantes de música na área instrumental é fundamental para o estímulo a prática orquestral. O projeto colabora na democratização da cultura a partir da oferta de ensino musical gratuito e de excelência ”, comenta Rodrigo Dal Molin, gestor de projetos do Teatro Carlos Gomes.

As aulas gratuitas de música serão nas modalidades de sopro e corda, voltadas ao fomento da música orquestral no decorrer de dez meses. Os interessados serão selecionados mediante edital e as aulas acontecerão no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. “Há uma tradição em nossa cidade na prática de instrumentos de sopros, e também há uma grande demanda quando falamos sobre os instrumentos de corda, como violino, viola e violoncelo, que compõem a base orquestral. Temos certeza de que com essa oportunidade das bolsas de estudos, novos talentos serão reconhecidos e lapidados, semeando o futuro para orquestras se consolidarem”, ressalta Roberto Rossbach diretor pedagógico da Escola de Musica do Teatro Carlos Gomes.

As inscrições para concorrer as bolsas de estudo podem ser realizadas através deste link. O resultado dos selecionados será divulgado até o 4 de novembro de 2022 através do site www.teatrocarlosgomes.com.br. As aulas iniciam a partir de 7 de novembro de 2022 e seguem até setembro de 2023.

Sobre o projeto Cultura Viva 2022

O projeto Cultura Viva 2022 conta com o apoio do PIC do Governo de Santa Catarina para democratizar o acesso da população catarinense à cultura. Ele  oferta aulas de música para alunos de baixa renda e de alto rendimento, permitindo o contato dos estudantes com professores especializados, uma ampla e tradicional estrutura que conta com salas dotadas de pianos, biblioteca especializada em música, além dos auditórios e salas de concerto.

Outro desdobramento do projeto cultura viva, será o edital de seleção para 12 grupos musicais catarinenses se apresentarem no Teatro Carlos Gomes, recebendo completa estrutura técnica, de som, luz, produção, divulgação, apoio de palco e cachês. Essa etapa do projeto será lançada em dezembro de 2022  e a realização das sessões  dos espetáculos no decorrer de 2023.

O projeto cultura Viva conta com o apoio de empresas através de renúncia fiscal de ICMS, sendo parceiros desse projeto até o momento: Altenburg, Blumenau Iluminação, Cartondruck, Cooper, DCondor Distribuidora e Dicave.

About Author