terça-feira, abril 23Notícias
Shadow

TI além dos devs: outras carreiras promissoras para quem quer trabalhar na área

Closeup of caucasian software coder hands typing on keyboard in front of computer screens with programming interface. Database developer sitting at desk writing algorithm for it agency.

Profissionais destacam oportunidades para trabalhadores da área de tecnologia. Expectativa é que o Brasil tenha mais de 600 mil vagas em aberto até 2025

Uma das mais promissoras profissões da atualidade e das que mais oferecem oportunidade de trabalho é o de desenvolvedor, ou DEV na linguagem do mercado. No Brasil, a média salarial do profissional é de R$ 5,2 mil. Mas essa não é a única especialidade que compõe o setor, que segundo o Fórum Econômico Mundial, deve criar cerca de 7 milhões de novos postos de trabalho até o fim deste ano. 

Sandro Zendron, da Microservice, empresa de tecnologia especializada em serviços e soluções para a segurança da informação, avalia o mercado de trabalho atual: “Com a ascensão de novas tecnologias, juntamente com novas ameaças cibernéticas, cresce a necessidade de profissionais que atuem por trás das máquinas. Há inúmeras oportunidades para atuar na área de TI que nem sempre são lembradas”, diz o CEO.

Uma das possibilidades de atuação é na área de cibersegurança e segurança da informação. A necessidade repentina de migração para o trabalho remoto por muitas empresas fez crescer de forma considerável a necessidade de transformações tecnológicas. Portanto, o especialista em infraestrutura é um dos mais importantes por atuar na projeção de redes de computadores, planejamentos de hardware e software, garantindo a manutenção dos serviços e da segurança de dados da empresa.

Algumas das atribuições do profissional que atua na infraestrutura englobam avaliar as necessidades da empresa e indicar soluções, como softwares e hardwares adequados para as demandas do momento, além de manter dados confidenciais protegidos contra vazamentos e invasões e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Carreira na tecnologia através das vendas

Trabalhando como consultora de vendas por 13 anos e há dois na Microservice, Jaqueline Gums diz que ingressou na carreira por achar a área de TI bastante promissora. Responsável por fazer contato com clientes de carteira, elaborar propostas, apoiar os clientes em suas dúvidas e garantir a satisfação do cliente com o gerenciamento pós vendas, a profissional acredita que não há como qualquer empresa sobreviver sem a área de TI. “De fato a TI é um mercado bem-sucedido. As empresas que investem em TI estão sempre à frente, garantindo a segurança dos dados e profissionalizando o ambiente. Vejo que muitas tecnologias estão migrando para cenários híbridos, onde Data Center físico e Cloud se complementam”, diz Jaqueline.

Dicas para ingressar no mercado

Daiane Balbinoti, DHO da Microservice, pontua algumas dicas para quem quer começar uma carreira na área de Tecnologia da Informação. A profissional afirma que as certificações são bem vistas e cada vez mais requisitadas pelas empresas, além de que o aprimoramento constante é ótimo para o desenvolvimento do colaborador. “Trabalhar com TI é ter contato constante o inglês. Portanto, o conhecimento do idioma abre muitas portas e faz a rotina ser mais fácil. Ter curiosidade pela área e praticar em casa é super válido, até para quem ainda não teve a oportunidade de um cargo efetivo na TI. É preciso ser curioso para aprender coisas novas e testar”, afirma a profissional.

A profissional da Microservice ainda destaca o networking e uso das redes sociais certas como estratégias para conseguir a tão desejada vaga ou até mesmo alavancar a carreira. “Fazer contato com pessoas do ramo, além da troca e aprendizado com pessoas mais experientes, traz mais chances de saber sobre oportunidades em aberto. O Linkedin, por exemplo, mostra muitas oportunidades na área, para quem está iniciando, como estágio ou assistente, e até para os profissionais mais avançados, com vagas para todos os perfis, remoto, híbrido ou presencial. Sugiro que os interessados fiquem sempre de olho”.

Para quem busca novas oportunidades, a Microservice oferece a seus colaboradores vale alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico, convênio com farmácia, além da possibilidade de certificações com empresas parceiras. Para conferir as vagas disponíveis e se candidatar, é só acessar o site através do link www.microserviceit.com.br/trabalhe-conosco. As vagas também são anunciadas pelo perfil no LinkedIn da empresa: www.linkedin.com/company/microserviceit/jobs.

Sobre a Microservice

Com três décadas de atuação, mais de 950 clientes e presença em todo o país, a Microservice é uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft. Tem sede em Blumenau (SC) e conta com uma equipe de especialistas que analisam e propõem as melhores tecnologias para otimizar o modelo de negócio  de cada cliente.

Mais informações em www.microserviceit.com.br

About Author